Movimento dos direitos civis

Aspeto mover para a barra lateral ocultar

O Movimento dos Direitos Civis é historicamente um período de tempo compreendido entre 1952 e 1983, ocorrido de maneiras diversas e marcado por pacificações populares e convulsões na sociedade civil em países de todos os continentes, mas principalmente nos países norte-americanos.

O processo de conseguir a completa igualdade perante a Lei para todas as camadas da população, independente de cor, raça ou religião, foi longo e extenuante em diversos países e a maioria destes movimentos não conseguiu atingir seu objetivo. Em seus últimos dias, alguns deles acabaram se voltando para uma conotação política de esquerda.

Nos Estados Unidos

Rose Park, com Martin Luther King ao fundo. c. 1955.

O mais conhecido e famoso deles através da história foi o Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, compreendido entre 1955 e 1968, que consistia em conseguir reformas nos Estados Unidos visando abolir a discriminação e a segregação racial no país. Com o aparecimento de movimentos negros como o Black Power e os Panteras Negras no meio dos anos 60, o clamor da sociedade negra por igualdade racial acabou aumentando seu pleito para a dignidade racial.

O início

O marco inicial deste movimento se deu no sul eminentemente racista do país, na cidade de Montgomery, estado do Alabama, em 1 de dezembro de 1955, quando a costureira negra Rosa Parks ( conhecida como “A Mãe dos Direitos Civis”) se recusou a ceder seu lugar para um homem branco, prática obrigatória de acordo com as leis segregacionistas daquele estado.

Marcos históricos

Outros momentos importantes na luta pela igualdade civil nos Estados Unidos foram:

Ativistas negros e brancos marcham em Washington pelos direitos civis aos negros. Malcolm X, um dos principais defensores dos direitos dos afro-americanos

Na Irlanda do Norte

A Associação dos Direitos Civis da Irlanda do Norte - The Northern Ireland Civil Rights Association (NICRA) - atuou pelos direitos civis da minoria católica no fim da década de 1960 e começo dos anos 70. Desde a concepção do Estado, os católicos sofreram uma forte discriminação sob o governo unionista protestante, e a NICRA balizou suas atividades e campanhas pelo movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.

Suas cinco principais exigências eram:

Referências

  1. «Songs and the Civil Rights Movement». King Encyclopedia (em inglês). The Martin Luther King Jr. Research and Education Institute. Consultado em 17 de junho de 2017. Arquivado do original em 11 de junho de 2017 

Bibliografia

Ligações externas