Neste artigo exploraremos detalhadamente o tema Mucilagem, que tem sido objeto de estudo e interesse em diversas áreas do conhecimento. Mucilagem tem captado a atenção de acadêmicos, profissionais e do público em geral devido à sua relevância e influência em aspectos-chave da nossa sociedade contemporânea. Desde o seu impacto na saúde, no ambiente, na política, na economia, na cultura, até ao seu papel na história e no desenvolvimento humano, Mucilagem tornou-se um tema central no debate e na reflexão no mundo de hoje. Ao longo deste artigo examinaremos as diferentes perspectivas e dimensões de Mucilagem, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente e bem fundamentada deste tema tão relevante.
A mucilagem, no sentido botânico é uma secreção rica em polissacarídeos. Retém a água aumentando de volume. Encontra-se, em alta concentração, em raízes aquáticas para sua proteção, envolvendo algumas sementes etc.
No sentido farmacológico, é uma substância viscosa resultante da solução de determinadas matérias em água.
Grande grupo de polissacarídeos complexos, frequentemente presentes nas paredes celulares das plantas aquáticas e nos tegumentos de algumas outras espécies. Mucilagem é rígida quando seca e pegajosa quando húmida. Tem possivelmente uma função protectora e de âncora nas plantas.[1]