Museu de Arte Moderna (Nova Iorque)

Hoje em dia, Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma grande variedade de pessoas ao redor do mundo. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância no campo científico, Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) tem captado a atenção de milhões de indivíduos. Desde as suas origens até à sua evolução atual, Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) tem sido objeto de estudo e debate em diversas áreas, gerando todo o tipo de opiniões e análises. Neste artigo exploraremos em profundidade as diversas facetas de Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) e a sua relevância no contexto atual, com o objetivo de compreender o seu impacto e significado na sociedade moderna.

 Nota: "MOMA" redireciona para este artigo. Se procura o distrito de Moçambique, veja Moma (distrito).
Museu de Arte Moderna
Museu de Arte Moderna (Nova Iorque)
Informações gerais
Tipo Galeria de arte
Arquiteto(a) Yoshio Taniguchi, Edward Durell Stone, Philip Lippincott Goodwin
Inauguração 7 de novembro de 1929 (95 anos)
Visitantes 2,5 milhões/ano
Presidente Ronald Lauder, Leon Black, Marie-Josée Kravis, William S. Paley, David Rockefeller, Blanchette Ferry Rockefeller, Blanchette Ferry Rockefeller, Nelson Rockefeller, John Hay Whitney, Stephen Carlton Clark
Diretor Glenn D. Lowry
(desde 1995)
Website www.moma.org
Geografia
País Estados Unidos
Localidade Manhattan, Nova Iorque
 Estados Unidos
Coordenadas 40° 45′ 42″ N, 73° 58′ 39″ O
Mapa
Localização em mapa dinâmico

O Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), mais conhecido como MoMA, é um museu da cidade de Nova Iorque, fundado no ano de 1929 como uma instituição educacional. Atualmente é um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.

História do museu

Vista de dentro do Museu de Arte Moderna (Nova Iorque)

Ao longo da década de 20, três importantes patronos de arte, Miss Lillie P. Bliss, Mrs. Cornelius J. Sullivan, and Mrs. John D. Rockefeller II, perceberam que em Nova Iorque havia carência de uma reviravolta nas políticas de conservação dos museus e no traço arquitetônico destes. Assim desencadeou-se uma instituição que dedica-se exclusivamente à arte moderna. Quando o MoMA foi fundado em 1929, o seu director era Alfred H. Barr. Alfred não queria somente uma instituição que mostrasse a arte moderna aos nova-iorquinos, queria dedicar o espaço a novos artistas das novas correntes artísticas.

À abertura deste museu o público respondeu prontamente: em dez anos o MoMA tornou-se o museu mais em voga e, todos os dias, centenas de pessoas acorriam ao museu a fim de ver as «boas novas» das vanguardas. Após confirmar tanto sucesso Alfred Barr decidiu então dividir o museu em vários departamentos, os quais seriam comandados por outros directores, desta feita, especializados para o departamento. Daí apareceram os departamentos de Filmes e Vídeos, Fotografia, Pintura e Escultura, Desenhos e Imagens e livros ilustrados.

O museu teve, ao longo do tempo, várias ampliações. A maior, em 1984, foi levada a cabo por Cesar Pelli, que facilitou até o acesso aos visitantes do museu.

A coleção

A rica e variada colecção do MoMa constitui uma das maiores vistas panorâmicas sobre a arte moderna. Inicialmente o museu mantinha 8 pinturas e um desenho. Hoje conserva no edifício mais de 150 mil pinturas, esculturas, desenhos, modelos arquitecturais, imagens, fotografias e peças de design. Para além disso contém uma livraria e arquivo com cerca de 305 mil livros e ficheiros de mais de 70 mil artistas. A coleção também inclui obras de lendas de design mundial como Livio Castiglioni, Achille Castiglioni, Pier Giacomo Castiglioni.

Peças de design do MoMA.

Artistas mais notáveis

Algumas obras

As obras que mais se destacam neste museu são:

Ver também

Galeria