Este artigo busca abordar diversos aspectos relacionados a Négede, com o objetivo de proporcionar ao leitor uma visão holística deste tema. Nesta linha, será analisada a importância de Négede em diversas esferas, bem como as suas implicações na sociedade atual. Diferentes perspectivas e abordagens serão exploradas para compreender plenamente a relevância de Négede, bem como o seu impacto no mundo contemporâneo. Através deste artigo, o objetivo é fornecer uma visão completa que permita ao leitor refletir e formar uma opinião informada sobre Négede.
Hoje parte da Arábia Saudita, a região do Négede já foi um estado independente, em dois momentos da história, sob os nomes de Sultanato do Négede e do Emirado do Négede.
O Négede já havia existido politicamente, anteriormente, como um emirado ("Emirado do Négede", que existira oficialmente entre 1824 e 1891, e constituíra o que seria conhecido como "segundo estado saudita").
Em 1921, após ter-se Abdulazize ibne Saud declarado Rei de um novo Reino da Arábia Saudita (o terceiro, e atual, estado saudita), Saud declarou-se também Sultão "do Négede e de suas dependências". O Sultanato do Négede (em árabe: سلطنة نجد, Salṭanat Najd) foi, juntamente com o Hejaz, conquistado cinco anos depois (em 1926), a partir de quando foi oficialmente incorporado à Arábia Saudita.