Neste artigo, exploraremos e nos aprofundaremos no tema Número de Erdős, examinando seu impacto em vários aspectos da sociedade. Número de Erdős tem sido objeto de interesse e debate nos últimos anos e a sua relevância continua a crescer no mundo de hoje. Através de uma análise detalhada, examinaremos os aspectos positivos e negativos de Número de Erdős, a sua influência em diferentes contextos e como está a moldar e a impulsionar mudanças no nosso ambiente. Com uma visão crítica e objetiva, buscamos lançar luz sobre esse tema que tanto influencia o nosso dia a dia.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2020) |
O Número de Erdős é uma homenagem prestada ao matemático húngaro Paul Erdős, que publicou em toda sua vida, cerca de 1500 artigos sobre matemática, boa parte deles em parceria.
Esse número é recursivamente calculado da seguinte maneira:
Existem 511 matemáticos com número de Erdős igual a 1, ou seja, que escreveram artigos em parceria com Erdős. Os matemáticos que escreveram artigos junto com estes, possuem esse número igual a 2, os que escreveram artigos junto com estes últimos, possuem o número igual a 3, e assim por diante.
Aquele(a) que nunca escreveu nenhum artigo com Erdős ou com algum matemático que tenha escrito com Erdős ou com um matemático que escreveu com outro que tenha escrito com Erdős, e assim sucessivamente, tem número de Erdős infinito.
Na prática, o Número de Erdős informa para cada nó em um grafo qual a quantidade mínima de conexões (ou arestas) devem ser utilizadas para navegar de um nó a outro nó específico (chamado de Erdős ou Source).