Nervo abducente

No mundo de hoje, Nervo abducente é um tema de constante interesse e debate. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Nervo abducente assumiu um papel de liderança na sociedade moderna. Seja no domínio da política, da cultura, da ciência ou da história, Nervo abducente teve um impacto significativo na vida de pessoas em todo o mundo. É por esta razão que é imperativo aprofundar o estudo e análise de Nervo abducente, com o objetivo de compreender a sua influência e impacto em diferentes aspectos da vida quotidiana. Neste artigo exploraremos diversos aspectos relacionados a Nervo abducente e sua relevância hoje, a fim de oferecer uma visão abrangente sobre este tema tão importante.

Nervo: Nervo abducente
Nervos cranianos.
Latim nervus abducens
Gray's pág.899
MeSH Abducens+Nerve

O nervo abducente[1] ou motor ocular externo[2] constitui, com o homólogo contralateral, o sexto (VI) par de nervos cranianos[3] e um dos três pares de nervos oculomotores[4]. Este nervo é responsável pela inervação de apenas um músculo: recto lateral do olho[5]

Tem função motora, permitindo a lateralização do globo ocular. Associado aos nervos oculomotor e troclear permite a movimentação completa do globo ocular.

Origem Surge a partir do núcleo abducente, situado na base da ponte, abaixo do assoalho do 4º ventrículo.

Trajeto Cursam ventralmente pela ponte, emergindo da superfície ventral do tronco encefálico, entre a ponte a pirâmide bulbar. Continuam, anteriormente, através do seio cavernoso e entram na fissura orbitária superior.

Lesões Podem estar relacionadas a lesão do núcleo abducente na ponte (Síndrome Millard-Gubler) e a compressão no trajeto periférico por aneurisma, tumor e/ou trauma.