Nezamiyeh

Este artigo abordará o tema Nezamiyeh, que tem gerado múltiplos debates e despertado o interesse de diversos setores da sociedade. Nezamiyeh é um tema de relevância atual que tem sido objeto de estudo e pesquisa em diversos contextos e disciplinas. Ao longo do tempo, Nezamiyeh passou por diversas transformações e adquiriu diferentes significados, o que o torna um tema de grande complexidade e amplitude. Portanto, é essencial analisar em profundidade os diferentes aspectos e dimensões que Nezamiyeh abrange, para compreender o seu alcance e impacto nas diversas áreas. Ao explorar as suas origens, evolução e consequências, pretende-se oferecer uma visão abrangente e objetiva de Nezamiyeh, com o objetivo de contribuir para a compreensão e reflexão sobre este tema.

O Nezamiyeh (persa: نظامیه) ou Nizamiyyah (árabe: النظامیة) são um grupo de instituições de ensino superior estabelecidas por Khwaja Nizam al-Mulk no século XI no Irã. O nome nizamiyyah deriva de seu nome. Fundadas no início do Império Seljúcida, estas escolas teológicas islâmicas sunitas são consideradas o modelo das universidades ou escolas islâmicas posteriores.[1]

Referências

  1. Ed(s). "al- Niẓāmiyya , al- Madrasa." Encyclopaedia of Islam, 2ª ed. Editado por: P. Bearman, Th. Bianquis, C.E. Bosworth, E. van Donzel e W. P. Heinrichs. Brill: Leiden, 2010.