Nomes da Guerra Civil Americana

Hoje em dia, Nomes da Guerra Civil Americana é um tema que tem ganhado importância significativa na sociedade atual. Com o tempo, Nomes da Guerra Civil Americana tornou-se um ponto de interesse para muitas pessoas, pois tem um impacto direto no nosso modo de vida e no nosso ambiente. É um tema que tem sido discutido e analisado sob diversas perspectivas, gerando polêmica e debate na opinião pública. Neste artigo, exploraremos várias facetas de Nomes da Guerra Civil Americana, investigando sua origem, desenvolvimento e consequências hoje. Para proporcionar uma visão abrangente sobre o tema, apresentaremos diferentes pontos de vista e opiniões de especialistas no assunto. Sem dúvida, Nomes da Guerra Civil Americana é um assunto relevante que merece ser abordado com seriedade e objetividade.

A Guerra Civil Americana ficou conhecida por diversos nomes, que refletem os diferentes aspectos históricos, políticos e culturais de diferentes grupos e regiões envolvidos direta ou indiretamente no conflito. Ao contrário de outras guerras civis, a Guerra Civil Americana não ocorreu em razão da luta de diferentes facções pelo controle político de um país, mas sim pelo esforço de um grupo político (Norte ou a União) em combater um movimento de secessão (Sul, Separatistas ou Confederados). Os combatentes, os exércitos e as batalhas travadas na guerra também receberam designações diferentes refletindo as diversas perspectivas político-sociais envolvidas no conflito.

A Guerra

Os seguintes nomes são os mais usados nos Estados Unidos, ou foram muito usados. Elas estão listados em ordem decrescente de uso.

  • Guerra Civil Americana: É o termo mais usado atualmente para descrever o conflito, sendo utilizado pela maioria da mídia e dos historiadores nos Estados Unidos desde o início do século XX. O National Park Service, uma organização governamental criada pelo Congresso dos Estados Unidos, com o objetivo de preservar os campos de batalha da guerra, usa este termo. Nos Estados Unidos e no Canadá, dificilmente o termo Guerra Civil Americana é empregado, sendo ao invés disto, usado apenas Guerra Civil.
  • Guerra Entre os Estados: Este termo não foi usado durante a guerra, mas cunhado imediatamente após o fim da guerra por Alexander Stephens, Vice-Presidente dos Estados Confederados da América à época do conflito. A expressão desagradou a ambos os lados do conflito. Os Nortistas rejeitavam a ideia que de um conflito entre Estados; Ao invés disso, defendem a tese de que a União - a nação americana como um todo - lutava contra uma rebelião. Já os confederados, à época, acreditavam que sua nova nação estava lutando contra outra nação, e a população confederada certamente nunca acreditou que a guerra travada fora uma guerra entre os estados durante o período do confito . Após 1890, este termo tornou-se muito usado, por parecer, à época, menos provocativo; e foi a expressão mais usada entre 1900 a 1940 para descrever o conflito. O USMC War Memorial e o Cemitério Nacional de Arlington usam este termo.
  • Guerra da Rebelião: Termo utilizado oficialmente pelo governo americano até 1900. Um derivado é Guerra da Rebelião Sulista.
  • Guerra da Independência Sulista: Foi imensamente popular durante a guerra. Seu uso no pós guerra caiu drasticamente devido ao fracasso da intenção sulista de independência. Ressurgiu no fim do século XX entre grupos de herança confederada, tais como a Liga do Sul e os Filhos de Veteranos Confederados.
  • Guerra da Agressão Nortista: Este termo dá ênfase às reivindicações de grupos políticos confederados de que o Norte teria efetivamente invadido o Sul.
  • Guerra da Secessão: Utilizado primariamente no Sul, sendo rara no restante do país, e rara em publicações americanas, embora seja comumente usado em países e publicações de língua portuguesa.

Outros termos muito menos usados são Guerra em Defesa da Virgínia, Guerra do Senhor Lincoln (termos usados no Sul); e Guerra da Insurreição, Guerra para Salvar a União, Guerra para a Abolição e Guerra da Prevenção da Independência Sulista (termos usados no Norte).

Batalhas e exércitos

Existe uma curiosa disparidade entre as facções beligerantes na nomenclatura de algumas batalhas. No Norte, as batalhas eram frequentemente nomeadas em referência a rios ou riachos localizados próximos local do confonro; no Sul, a nome da cidade mais próxima era usado. Entre as diferenças mais populares, destacam-se:

Nome Nortista               Nome Sulista
Primeira Batalha de Bull Run Primeira Batalha de Manassas
Segunda Batalha de Bull Run Segunda Batalha de Manassas
Batalha de Logan's Cross Roads Batalha de Mills Springs
Batalha de Antietam Batalha de Sharpsburg
Batalha de Pittsburg Landing Batalha de Shiloh
Batalha de Fair Oaks Batalha de Seven Pines
Batalha de Chaplin Hills Batalha de Perryville
Batalha de Stone's River Batalha de Murfreesboro
Batalha de Opequon Creek Batalha de Winchester

Referências

  1. a b c d e f g h McPherson, p.346
  2. McPherson, p.461

Bibliografia

  • McPherson, James, Battle Cry of Freedom, Oxford University Press US, 1988, ISBN 0195038630