Nossa Senhora das Mercês

Aspeto mover para a barra lateral ocultar
Nossa Senhora das Mercês
Nossa Senhora das Mercês"Nossa Senhora das Mercês é de todos e para todos"
Nossa Senhora das Mercedes
Venerada pela Igreja Católica
Festa litúrgica 24 de setembro
Atribuições Escapulário de Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica, também conhecida como Virgem da Misericórdia.

A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelos frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo. A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa. A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.

Aparição

Igreja De Nossa Senhora das Mercês, na cidade histórica de São João Del Rei, MG, no qual é festejada no mês de setembro.

Durante a invasão moura na Espanha, os cristãos estavam sendo perseguidos, e muitos eram escravizados. Numa noite, Pedro Nolasco, Raimundo de Peñafort, um teólogo, e o rei de Aragão, Dom Jaime I tiveram o mesmo sonho. No sonho, apareceu a Virgem, dizendo-lhes para fundar uma ordem com o objetivo de proteger os cristãos e libertar os fiéis cativos. Pedro Nolasco e o teólogo, Raimundo, descobriram que tiveram o mesmo sonho, e ambos pediram a permissão do rei para fundar a ordem, e para sua surpresa, o rei também tivera o mesmo sonho. Então foi criada a Ordem Real, Celestial e Militar de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos, e Pedro foi nomeado o grão-mestre da Ordem, sendo canonizado com o nome de São Pedro Nolasco.

Devoção

E assim, a devoção à Virgem das Mercês foi se espalhando por toda a Europa. A festa de Nossa Senhora das Mercês e celebrada com louvor no Peru onde ela é padroeira.

No Brasil

No Brasil, desde o século XVII é festejada em várias cidades.

Na cidade de Jaicós, Piauí de 15 a 24 de Setembro com novena, e no dia de nossa senhora (24 de setembro) a programação conta com missas, sendo algumas presididas pelo bispo diocesano, e procissão, que atrai milhares de fieis de mais de 9 Estados do Brasil.

É celebrada na cidade de Itapipoca, Ceará, dos dia 14 a 24 de setembro, sendo algumas celebrações presidida pelos bispos: diocesano e emérito da Diocese de Itapipoca.

Em São João del Rei, Minas Gerais, o título de Maria das Mercês é celebrado com pompa. São dez dias de festa, com novena solene e, por tradição, barroca, que conta com a participação de diversos bispos do Brasil, além de missas cantadas. No dia da virgem, a programação conta com santas missas solenes, inclusive algumas presididas pelo bispo diocesano, e à noite, a festa se encerra com a majestosa procissão, que "arrasta" milhares de fiéis junto aos andores de Nossa Senhora das Mercês, São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato. Um dos atrativos é o belíssimo show pirotécnico à chegada da procissão.

Em Tejuco distrito de Brumadinho em Minas Gerais é celebrado o jubileu em honra da santa. Existe uma cidade em Minas Gerais chamada Mercês, onde há uma belíssima igreja em homenagem a santa e onde o jubileu é comemorado por dez dias, tendo seu ápice no dia 24 de setembro.

É Padroeira de Cuité, Paraíba desde 1768 celebrada com grande procissão e missa.

Em São Raimundo Nonato, Piauí, no bairro Aldeia, existe um templo dedicado a Nossa Senhora das mercês, onde todos os anos muitos fies se reúnem em louvores a santa do dia 15 a 24 de setembro.

Referências

  1. Santuário Basílica de São Sebastião.
  2. LIMA JÚNIOR, Augusto de. História de Nossa Senhora em Minas Gerais: origens das principais invocações. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008, p.117