Nyírbátor

No mundo de hoje, Nyírbátor tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um público amplo. Desde o seu surgimento, Nyírbátor captou a atenção de especialistas e fãs, gerando debates apaixonados e opiniões conflitantes. O seu impacto estendeu-se a diversas áreas, desde a política e a sociedade à cultura popular e ao entretenimento. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Nyírbátor, analisando sua evolução ao longo do tempo, suas implicações no mundo atual e perspectivas futuras. Nyírbátor continua a ser um tema em constante evolução e a sua influência nunca deixa de surpreender quem se aprofunda na sua complexidade.

Localização da cidade Nyírbátor

Nyírbátor é uma cidade no condado de Szabolcs-Szatmár-Bereg, na Hungria. Com uma atmosfera de carácter histórico, a cidade é conhecida pela sua arquitectura eclesiástica do final da Idade Média e também por ser a cidade da família Báthory.

Geografia

Nyírbátor cobre uma area total de 66,73 km².

Demografia

A cidade tem 13.500 habitantes.[1]

História

O primeiro registo histórico sobre a cidade data de 1279 e o nome deriva da palavra turca 'batir', que significa 'bom herói'. Na altura, o clã Gutkeled, antepassados dos Báthory, já eram donos daquelas terras. A cidade tornou-se centro administrativo das terras e também o local de enterro dos seus senhores. Nyírbátor deixou de pertencer à família Báthory quando morreu Gabriel Báthory, Principe da Transilvânia, em 1613. Durante o século XVI a cidade tinha uma grande importância histórica e cultural para a Hungria.[2]

Por volta do século XVII a cidade empobreceu e, devido a uma reorganização da administração publica húngara em 1872, Nyírbátor perdeu o seu estatuto de cidade. Em 1973 voltou a tornar-se uma cidade.

Referências