Neste artigo vamos abordar o tema O Capital, Livro II, tema que tem sido objeto de grande interesse e debate nos últimos anos. O Capital, Livro II levantou opiniões divergentes e foi objeto de estudo por vários especialistas na área. Ao longo deste artigo iremos analisar em profundidade os diferentes aspectos relacionados com O Capital, Livro II, desde a sua origem e evolução até ao seu impacto na sociedade actual. Além disso, examinaremos as diferentes perspectivas e abordagens que existem em torno de O Capital, Livro II, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e enriquecedora sobre este tema. Sem dúvida, O Capital, Livro II é um tópico atual que merece ser explorado em detalhes, e temos certeza de que este artigo fornecerá uma perspectiva nova e esclarecedora sobre o mesmo.
O Capital, Livro II, subtítulo O Processo de Circulação do Capital, é o segundo dos três livros de O Capital: Crítica da Economia Política de Karl Marx, publicado postumamente por seu companheiro Friedrich Engels em 1885 a partir de manuscritos e notas de Marx.
Segundo Engels na primeira frase do Prefácio da primeira edição, "Foi árdua a tarefa de preparar para a impressão o livro segundo de O Capital, de modo a ficar ele obra coerente e o mais possível acabada, e, além disso, obra exclusiva do autor e não do editor "[1]
Além de prefácios de Engels (da primeira e da segunda edição), este segundo livro abarca três partes:
Abaixo, algumas traduções brasileiras diretamente da língua alemã para o português: