Omiš

No mundo de Omiš, existe todo um universo de possibilidades e descobertas para explorar. Quer estejamos a falar da vida de uma pessoa, de um determinado tema, de uma data histórica ou de qualquer outro aspecto da vida quotidiana, Omiš desperta em nós um interesse que nos leva a querer aprofundar os seus mistérios. Este artigo busca mergulhar no mundo de Omiš, analisando suas diferentes facetas e oferecendo uma visão ampla e detalhada dele. Independentemente da nossa ligação à Omiš, temos a certeza que o seu estudo nos trará maior compreensão e enriquecimento pessoal.

Omiš é uma cidade e porto na Dalmácia região da Croácia, e é uma municipalidade no Condado de Split-Dalmácia. A cidade está situada a cerca de 25 km (16 mi) a sudeste da segunda maior cidade da Croácia, Split. Sua localização é onde o Rio Cetina encontra o Mar Adriático. A cidade de Omiš tem uma população de 14.936 e sua área é de 266 km2 (103 sq mi).

História

Omiš era bem conhecido no passado pelos Corsários de Almissa (Omiški gusari) cujos Sagittas (navios) (caso genitivo: Sagittae, traduzido como A Flecha), trouxeram fama para eles porque foram construídos para o ataque e recuperação rápida na foz do rio Cetina, protegendo a cidade de invasores estrangeiros. Muito cedo, vizinhos dos corsários de Almissa, os montanheses do Principado de Poljica (Poljička Republika), tornaram-se seus amigos e aliados. Isso lhes permitiu atrapalhar o comércio marítimo, sem medo de um ataque repentino do interior.

No bairro de Priko, na margem direita do rio Cetina, ergue-se o local com maior significado histórico: a Igreja pré-românica de São Pedro (Crkva Sv. Petra) do século X d.C. Edifício de uma só nave, com uma cúpula e abside, foi utilizada no século XVIII como um seminário glagolítico para padres novatos.

Referências

  1. «Population by Age and Sex, by Settlements, 2011 Census: Omiš». Census of Population, Households and Dwellings 2011. Zagreb: Croatian Bureau of Statistics. Dezembro de 2012 
  2. Fine, John V. A.; Fine, John Van Antwerp (1 de janeiro de 1994). The Late Medieval Balkans: A Critical Survey from the Late Twelfth Century to the Ottoman Conquest. : University of Michigan Press. ISBN 0472082604. Consultado em 24 de setembro de 2016 – via Google Books