No mundo atual, Opistossoma é um tema que tem ganhado grande relevância em diversas áreas. Seja na política, na ciência, na tecnologia ou na cultura, Opistossoma captou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Seu impacto foi tão significativo que gerou debates e reflexões na sociedade contemporânea. Neste artigo, exploraremos em profundidade o fenômeno Opistossoma, analisando suas diversas facetas e sua influência na vida cotidiana. Das suas origens ao presente, faremos um tour pela Opistossoma para compreender a sua importância hoje e a sua projeção no futuro.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Junho de 2016) |
Em zoologia, chama-se opistossoma à porção posterior do corpo dos animais do subfilo Chelicerata, ao qual pertencem as aranhas, os escorpiões, os ácaros e o límulo. É equivalente ao abdómen dos restantes artrópodes.
O opistossoma pode ser globoso, sem se notarem externamente os seus segmentos, como nas aranhas, onde os únicos apêndices são as fiandeiras. Nos escorpiões, o opistossoma é dividido em mesossoma e metassoma, este contém 5 segmentos e no final tem o ferrão (também chamado aguilhão caudal) para injetar o veneno (nas espécies venenosas).
É no opistossoma que se encontra o intestino, o ânus (na extremidade posterior) e as gónadas.