Paulino Carlos de Arruda Botelho

Paulino Carlos de Arruda Botelho é um tópico que chamou a atenção e o interesse de muitas pessoas ao longo dos anos. Com o seu impacto duradouro e a sua relevância na sociedade atual, Paulino Carlos de Arruda Botelho tem gerado debate e discussão em diversas áreas. Desde o seu início até a sua evolução, Paulino Carlos de Arruda Botelho tem sido objeto de estudo e análise por especialistas da área. Neste artigo exploraremos os diferentes aspectos relacionados a Paulino Carlos de Arruda Botelho, desde sua história até sua influência hoje, com o objetivo de lançar luz sobre um tema que continua a ser emocionante e fascinante para muitos.

Paulino Carlos de Arruda Botelho
Nascimento Piracicaba
Cidadania Brasil
Irmão(ã)(s) Bento Carlos de Arruda Botelho, Antônio Carlos de Arruda Botelho
Ocupação político

Paulino Carlos de Arruda Botelho (Piracicaba, 23 de março de 1834 – 23 de outubro de 1908) foi um fazendeiro e político brasileiro.

Irmão do Conde do Pinhal, começou sua vida política no Partido Liberal, em 1873. Com seu outro irmão, Bento Carlos, fundou o Partido Republicano Paulista de São Carlos em 1878. Deputado federal por São Paulo em 1891, foi reeleito por outros cinco mandatos, até 1908.[1]

Defendeu a promulgação da Lei n. 169 de 1893, que instituiu a reunião das escolas públicas paulistas em Grupos Escolares.

Em sua homenagem, foram batizados o Primeiro Grupo Escolar (em 1906)[2] e o Jardim Público de São Carlos (em 1908).

Referências

  1. DIAS, C. A. U. "Paulino Carlos". In: ABREU, A. A. de (Coord.). Dicionário histórico-biográfico da Primeira República (1889-1930). Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2015. link.
  2. SÃO CARLOS. Fundação Pró-Memória. Histórico: Escola Estadual Coronel Paulino Carlos. 2005. link.