Neste artigo vamos explorar o fascinante mundo de Pauta Integrada das Comunidades Europeias e tudo o que este tópico/pessoa/data pode nos oferecer. Desde o seu impacto na sociedade atual até às suas origens e evolução ao longo do tempo, mergulharemos numa análise completa de Pauta Integrada das Comunidades Europeias. Descobriremos as suas múltiplas facetas, a sua influência em diferentes áreas, bem como as opiniões e visões de especialistas na área. Prepare-se para um mergulho profundo no emocionante universo de Pauta Integrada das Comunidades Europeias, onde encontraremos informações relevantes e atualizadas que lhe permitirão ampliar seus conhecimentos e compreender melhor este tema/pessoa/data.
A Pauta Integrada das Comunidades Europeias (TARIC) foi estabelecida e é regularmente actualizada pela Comissão Europeia, com base na Nomenclatura Combinada[1].
A TARIC inclui:
Formadas a partir dos códigos numéricos da Nomenclatura Combinada (8 dígitos), as subposições TARIC são identificadas por um nono e um décimo algarismos, formando os códigos numéricos TARIC.
A título excepcional, pode ser utilizado um código adicional TARIC de quatro algarismos para efeitos de aplicação das regulamentações comunitárias específicas que não estejam codificadas ou não estejam inteiramente codificadas nos décimo e décimo primeiro algarismos.
Tendo em conta as frequentes alterações a que está sujeita, a TARIC deixou de ser publicada no Jornal Oficial, sendo permanentemente actualizada em linha na base de dados DDS (Tariff Data Dissemination System — Sistema de Difusão de Dados Pautais). Os Estados-Membros são informados por via electrónica das alterações da TARIC para que possam efectuar as necessárias adaptações nas respectivas pautas de serviço e ficheiros pautais.
A última versão integral da TARIC publicada pela Comissão data de 2003.