No mundo de hoje, Pega (ave) é um tema que ganhou grande relevância e captou a atenção de um amplo público. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância no âmbito profissional ou pela sua influência na cultura popular, Pega (ave) tornou-se um aspecto fundamental no panorama atual. Neste artigo exploraremos a fundo todas as facetas de Pega (ave), desde a sua origem até à sua evolução hoje, oferecendo uma perspectiva abrangente que nos permite compreender a sua importância e alcance em diferentes contextos.
Pegas são aves da família corvidae, incluindo o pega-rabuda branco e preto, que é uma das poucas espécies animais capazes de reconhecerem a si mesmas em um teste do espelho.[1] Adicionalmente a outros membros do gênero Pica, corvídeos considerados como pegas estão nos gêneros Cissa, Cyanopica e Urocissa.
As pegas do gênero Pica encontram-se geralmente nas regiões temperadas da Europa, Ásia e oeste da América do Norte, com populações também presentes no Tibete e em zonas de elevada altitude de Caxemira. Os pegas do género Cyanopica encontram-se na Ásia Oriental e na Península Ibérica.[2]