Piti (sopa)

No artigo de hoje vamos nos aprofundar no emocionante mundo de Piti (sopa). Ao longo das próximas linhas exploraremos exaustivamente todas as facetas e aspectos relacionados com Piti (sopa), desde a sua história e origem, passando pela sua relevância hoje, até às suas possíveis implicações futuras. Piti (sopa) é um tema de grande interesse e relevância, que tem chamado a atenção de pessoas ao redor do mundo. Portanto, é crucial compreender plenamente todos os aspectos relacionados com Piti (sopa), a fim de apreciar a sua importância e potencial impacto nas nossas vidas.

Tabuleiro com panelas de piti

Piti é uma sopa típica do Azerbaijão preparada em panelas individuais de barro vidrado e com tampas que vedam bem; as panelas com a mistura são colocadas em tabuleiros no forno. A mistura inclui carne de carneiro, que é o ingrediente principal desta sopa, tomate, batata, grão-de-bico e várias ervas aromáticas, e é cozida em água aromatizada com açafrão.

Tradicionalmente, a panela é acompanhada com um prato onde se pode comer separadamente a carne, normalmente com um plov, ou pão ("chorek", na língua local), depois de comer o caldo com os vegetais. Este tipo de sopa é também popular no Irão (onde é chamada "dizi" ou "abgusht") e na Arménia, onde tem o nome de "putuk", que é a palavra local para a panela de barro.[1]

Referências

  1. «Culinária do Azerbaijão». Consultado em 21 de junho de 2013. Arquivado do original em 14 de maio de 2012 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Piti (sopa)