Pizza seca é um tema que tem gerado grande interesse e debate na sociedade moderna. Durante anos, Pizza seca tem sido objeto de estudo, discussão e controvérsia em diversos campos, incluindo política, ciência, cultura e história. Sua relevância e impacto na vida das pessoas fazem dele um tema de grande importância para a compreensão do mundo atual. Ao longo dos anos, desenvolveu-se um amplo espectro de opiniões e pontos de vista sobre Pizza seca, o que tem contribuído para enriquecer o conhecimento e a compreensão deste fenómeno. Neste artigo exploraremos algumas das perspectivas e reflexões mais relevantes em torno de Pizza seca, com o objetivo de analisar o seu impacto e significado na sociedade contemporânea.
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. |
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Maio de 2012) |
Pizza seca, também conhecida como massa branca, ou ainda, pizza branca é um tipo de aperitivo comum em pizzarias e padarias no mundo todo. Apesar de não haver grande consumo deste produto, algumas vezes o encontramos incluído em couverts de restaurantes ou cantinas italianas, ou como simples aperitivo em festas.
A receita é tradicional e simples, mas a pizza seca é encontrada em diversas variedades: mais grossa ou mais fina, com menos azeite/manteiga, com mais orégano, com diferentes tipos de queijo além do parmesão, com semente de girassol, gergelim, entre outros. A receita básica consiste em massa comum de pizza, bem esticada, a ponto de ficar com 1 a 3 milímetros de espessura, regada com bastante azeite de oliva ou manteiga, e temperada com queijo parmesão ralado e orégano seco.
Além da tradicional, encontrada mais comumente em pizzarias ou casas italianas, a versão mais brasileira, de massa menos fina e menos oleosa, também pode ser encontrada em diversas padarias, também como aperitivo. Esta versão, que se assemelha mais a um cracker, pode ser degustada com patês, cremes, manteiga ou qualquer outro ingrediente extra.
Apesar de ser raramente encontrada pelo seu nome original italiano, a pizza seca é a versão brasileira do Pane carasau [it], que também é chamado carta musica ("papel de música" em italiano), dada a sua crocância e a ruidosa mastigação.
Media relacionados com Pizza seca no Wikimedia Commons