Pontifícia Universidade Salesiana

No mundo de hoje, Pontifícia Universidade Salesiana é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Com um impacto que se estende a diversos aspectos da vida cotidiana, Pontifícia Universidade Salesiana tornou-se um ponto focal de discussões, debates e reflexões. Quer se trate de questões relacionadas com a saúde, tecnologia, política ou cultura, Pontifícia Universidade Salesiana tem conseguido gerar um interesse crescente entre pessoas de diferentes idades, profissões e origens culturais. Neste artigo iremos nos aprofundar nos diferentes aspectos que fazem de Pontifícia Universidade Salesiana um tema relevante na atualidade, explorando as diversas perspectivas e contribuições que este tema traz para a nossa compreensão do mundo que nos rodeia.

Pontifícia Universidade Salesiana
Università Pontificia Salesiana
Latim: Pontificia Sthudiorum Universitas Salesiana
Sigla UPS
Fundação 1940
Tipo de instituição Universidade Pontifícia
Localização Roma, Vaticano
Reitor(a) Carlo Nanni
Total de estudantes 1,657 (2009)
Página oficial http://www.unisal.it/

A Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) (Università Pontificia Salesiana) é uma Universidade da Sociedade Salesiana de São João Bosco com sede em Roma.[1] Tem como objetivo o estudo e a resolução de questões relativas à educação sacerdotal, bem como da sua ação pastoral.

História

Foi canonicamente ereta pela Congregação para a Educação Católica com um Decreto de 3 de Maio de 1940 (Prot. N. 265/40) com o título de Pontifício Ateneu Salesiano.

Aos 24 de Maio de 1973 através do Motu proprio Magisterium vitae de Paulo VI, o Ateneu foi decorado com o título de Pontificia Sthudiorum Universitas Salesiana (Universidade Pontifícia Salesiana).

Aos 9 de Julho de 2007, a Universidade Pontifícia Salesiana estabelece acordo com três universidades chinesas, sendo elas: Universidade de Fudan, Universidade de Zhejiang e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

Organização

Fachada da Universidade Salesiana em Roma.

AS autoridades acadêmicas da Universidade Pontifícia Salesiana são, em primeiro lugar, o Reitor-Mor da Congregação Salesiana que tem o título de Grão-Chanceler; em segundo lugar o Reitor da Universidade que tem o título de Reitor-Magnífico e por último, o Vice-Reitor. A Universidade tem atualmente seis faculdades, cada uma regida por um Decano:

Os Reitores-Magníficos da UPS foram:

A UPS tem além disso, um Secretário-Geral, um Diretor de Biblioteca e um ecônomo Tem duas residências universitárias: A Casa São João Bosco e a Casa Beato Miguel Rua, e há uma casa de formação: a Casa São Tomás de Aquino, todas situadas na Praça Ateneu Salesiano.

Ligações externas

Referências

  1. «LAIS fecha acordo de cooperação internacional com a Pontifícia Universidade Salesiana, de Roma». Projeto Revela. 27 de maio de 2021. Consultado em 13 de fevereiro de 2024