Porina

No artigo que apresentamos a seguir exploraremos detalhadamente Porina, abordando diversos aspectos que nos permitirão compreender sua importância e relevância hoje. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade, passando pelas suas aplicações e possíveis implicações futuras, analisaremos exaustivamente este tema. Através de diferentes perspetivas e abordagens, tentaremos lançar luz sobre Porina, com o objetivo de proporcionar uma visão completa e aprofundada que permita ao leitor adquirir conhecimentos sólidos sobre o mesmo.

Porina específica de sacarose
Porina F trimer, E.Coli.

As porinas são proteínas transmembranares, responsáveis pela difusão de pequenos metabolitos como açucares, aminoácidos e ions.

Possuem folhas betas antiparalelas formando um cilindro (barril beta). Algumas porinas têm especificidade de substrato além de propriedades de difusão.

Alguns exemplos são: maltoporina (homotrimero da membrana da E. coli e porina específica de sacarose de Salmonela typhimurium) e OprB (selectiva da glucose produzida por Pseudomonas).