No mundo de hoje, Portal:Islândia tornou-se um tema de grande relevância e interesse para pessoas de todas as idades e origens. Desde o seu surgimento, Portal:Islândia tem captado a atenção da sociedade e gerado debates, reflexões e estudos aprofundados. A importância de Portal:Islândia reside no seu impacto na vida quotidiana e na sua influência em diferentes aspectos da sociedade. Neste artigo, exploraremos em detalhe o impacto de Portal:Islândia hoje, analisando as suas implicações e fornecendo uma visão abrangente da sua relevância no mundo moderno.
A Islândia (islandês: Ísland) é um país insular localizado no noroeste da Europa (apesar de geograficamente situar-se na dorsal meso-atlântica), entre o resto do continente e a Groenlândia. Em julho de 2007, sua população era de 311.396 habitantes. Sua capital e maior cidade é Reiquiavique. A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico a sul e oeste, e pelo Mar da Noruega a norte e a leste, e está separada da Groenlândia pelo Estreito da Dinamarca. Os territórios mais próximos, além da própria Groenlândia, são as ilhas Feroé, a sudeste, e a ilha norueguesa de Jan Mayen, a nor-nordeste. A Islândia é um dos poucos países do mundo que não tem exército.
Artigo destacado Surtsey (do islandês: "Surtur" + "ey", "ilha de Surtur") é uma ilha vulcânica situada nas imediações da costa sul da Islândia, constituindo o ponto mais meridional daquele país. A ilha foi formada por uma erupção vulcânica que começou a 130 metros abaixo da superfície do oceano, emergindo a 14 de novembro de 1963, o que faz daquela ilha um dos territórios mais jovens do planeta e a ilha mais nova do Oceano Atlântico. A erupção, que começara alguns dias antes da ilha emergir, durou até 5 de Junho de 1967, data em que a ilha atingiu a sua máxima extensão, ocupando então uma área de 2,7 km². Desde então, a erosão marinha e o vento têm vindo a reduzir paulatinamente o tamanho da ilha que em 2002 já tinha apenas 1,4 km² de área. A nova ilha foi baptizada em honra Surtr, o gigante do fogo da mitologia nórdica. Dada a facilidade com que pode ser acedida e à existência de uma comunidade de vulcanologistas experiente na Islândia, a ilha foi estudada intensivamente desde os estádios iniciais da erupção, fornecendo um modelo de grande interesse para os estudos de vulcanologia e evolução dos materiais vulcânicos, erosão costeira e ecologia, com destaque para estudos sobre a palagonitização dos tufos vulcânicos e os processos de colonização vegetal de novos territórios insulares. A ilha resultou de uma erupção situada ao longo de uma das múltiplas linhas de fractura que formam o sistema vulcânico submarino de Vestmannaeyjar (arquipélago das ilhas Vestmann), parte da grande cadeia vulcânica da Dorsal Média do Atlântico.
Você sabia?
Portais relacionados
Imagem destacada Goðafoss, situado no centro-norte da Islândia, é uma das cachoeiras mais espetaculares do país. A água do rio Skjálfandafljót cai de uma altura de 12 metros sobre uma largura de 30 metros.
Categorias Islândia: Cultura - Desporto - Economia - Geografia - História - Política Islandeses: Escritores - Militares - Modelos - Músicos - Políticos - Reis - Religiosos
Como colaborar Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Islândia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
Associados Wikimedia
Islândia no Commons
Imagens e mídia Islândia no Wikcionário Definições Islândia no Wikilivros Livros didáticos e manuais Islândia no Wikinotícias Notícias Islândia no Wikiquote Citações Islândia no Wikisource Biblioteca Islândia na Wikiversidade Recursos de aprendizado
|