No mundo de hoje, Prússia Real tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua importância na história, pela sua relevância na cultura, ou por qualquer outro motivo, Prússia Real tem captado a atenção e o interesse de quem procura compreender melhor o mundo que os rodeia. Desde as suas origens até à sua influência hoje, Prússia Real continua a ser um tema fascinante que continua a gerar debate e reflexão em diversas áreas. Neste artigo, exploraremos mais detalhadamente o impacto e a importância de Prússia Real, dando aos leitores uma visão mais clara e profunda deste tópico tão relevante.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2021) |
Prússia Real (polonês Prusy Królewskie, alemão Königlich-Preußen) foi uma província situada no atual território da Polônia, formada pela porção oeste das terras da Ordem teutónica no seguimento da Guerra dos Treze Anos ou "Guerra das Cidades".
A guerra dos Treze Anos (1454-1466) teve início quando a Confederação Prussiana, uma coligação de cidades amadas hanseáticas da região mais ocidental da Prússia teutónica, se rebelou contra a Ordem teutónica e recorreu à protecção do rei polaco. Os cavaleiros teutónicos foram forçados a reconhecer a soberania do rei Casimiro IV Jaguelão da Polónia no tratado da Paz de Toruń, perdendo, assim, os territórios ocidentais dos seus domínios. Esses territórios passaram a constituir a Prússia Real. Os territórios que continuaram sob a alçada da Ordem teutónica acabariam por constituir a Ducado da Prússia.