Praia da Amora tem sido objeto de interesse e debate há muito tempo. A sua importância reside no impacto que tem em diferentes aspectos da vida quotidiana. Neste artigo exploraremos em profundidade o que significa Praia da Amora, sua história, sua relevância atual e sua projeção futura. Além disso, analisaremos como Praia da Amora afeta diferentes setores da sociedade e como evoluiu ao longo do tempo. Com uma perspectiva crítica e objetiva, este artigo busca fornecer uma visão abrangente de Praia da Amora e sua influência no mundo atual.
.
A Praia da Amora é uma zona balnear portuguesa localizada em Ponta Garça no município de Vila Franca do Campo, ilha açoriana de São Miguel.[1]
Esta praia composta por dois areiais separados por um pequeno promontório rochoso é única do seu género na ilha de São Miguel e possivelmente no mundo por ser um caso de estremo encanto.
O acesso para a praia é bastante difícil pois é feito por uma vereda em terra batida e bastante estreita. A Praia encontra-se alojada no fundo de uma arriba de elevada altura facto que obriga o transeunte a percorrer a pé todo o caminho e à medida que o vai fazendo vai acompanhado os estratos rochosos formados pelas diferentes erupções que deram forma a esta parte da ilha.
Surgem assim estratos de pedra pomes, de bagacinas e de rocha basáltica cuja tonalidade varia entre o tom escuro e o zinca.
Em determinada parte do percurso a bagacina tingem-se ora da cor preta ora da cor vermelha.
Ao longo deste percurso encontra-se sempre a continua presença de uma abundante flora típica das florestas da laurissilva características da Macaronésia.
No fundo da falésia, já junto ao areal encontra-se escavado pela mão do homem nas falésias pequenos abrigos para descanso dos pescadores e para guardar as alfaias da pesca e mesmo os barcos.
O acesso à Praia da Amora, por atravessar propriedade privada, encontra-se de momento vedado.[carece de fontes]