Programa lunar tripulado soviético

Hoje em dia, Programa lunar tripulado soviético é um tema que gera grande interesse na sociedade. A sua relevância abrange diversas áreas, da cultura popular à ciência. Ao longo dos anos, Programa lunar tripulado soviético tem sido objeto de debate, estudo e até controvérsia. Porém, sua importância e significado são inegáveis, uma vez que impacta significativamente a vida das pessoas. Neste artigo, exploraremos o impacto de Programa lunar tripulado soviético e sua influência em diferentes aspectos da sociedade atual.

Concepção da espaçonave Zond próxima da Lua.

O Programa lunar tripulado soviético foi, na verdade, um conjunto de missões espaciais conduzidas pela antiga União Soviética, com o objetivo de fazer pousar um homem na Lua em competição direta com o Projeto Apollo, dos Estados Unidos, que foi anunciado publicamente pelo Presidente John F. Kennedy, em 25 de Maio de 1961.

O governo soviético, não admitiu publicamente, na época, estar participando dessa "corrida à Lua", no entanto, secretamente, foram conduzidos dois subprogramas com esse objetivo na década de 60:

Logo após o sucesso da primeira órbita tripulada ao redor da Lua com a Apollo 8 em Dezembro de 1968, o primeiro pouso na Lua com a Apollo 11, e uma série de falhas catastróficas com o foguete N-1, esses dois programas foram finalizados. O Proton/Zond em 1970 e o N1/L3, em 1974. Os detalhes sobre esses programas só foram revelados em 1990, com o advento da Glasnost.

Galeria

Ver também

Ligações externas