No mundo de Proteção ambiental, existe todo um universo de possibilidades e descobertas para explorar. Quer estejamos a falar da vida de uma pessoa, de um determinado tema, de uma data histórica ou de qualquer outro aspecto da vida quotidiana, Proteção ambiental desperta em nós um interesse que nos leva a querer aprofundar os seus mistérios. Este artigo busca mergulhar no mundo de Proteção ambiental, analisando suas diferentes facetas e oferecendo uma visão ampla e detalhada dele. Independentemente da nossa ligação à Proteção ambiental, temos a certeza que o seu estudo nos trará maior compreensão e enriquecimento pessoal.
A proteção ambiental pode ser compreendida como a prática de proteger o ambiente natural, nos níveis individual, organizacional ou governamental, tanto em benefício do próprio meio ambiente como dos seres humanos. Devido às pressões causadas pelos aumentos populacionais e de tecnologia, o ambiente biofísico tem sofrido cada vez mais com a degradação, esta por vezes de forma permanente. Isto tem sido reconhecido por parte dos governos que começaram a estabelecer restrições sobre as atividades que causam degradação ambiental. Desde os anos 1960, as atividades dos movimentos ambientalistas vem criarando na sociedade a consciência sobre várias questões ambientais.[1] Não há um consenso sobre a extensão dos impactos ambientais provenientes das atividades humanas e as medidas de proteção estão sujeitas a uma série de desafios, como a falta de fiscalização, conflitos no uso da terra, entre outros, dificultando assim sua implementação.
A proteção do meio ambiente é necessária devido às várias atividades humanas que, utilizam o meio ambiente como fornecedor de insumos para a produção de bens e serviços. A geração de resíduos, a poluição do ar e também a perda de biodiversidade (resultante da introdução de espécies invasoras e da extinção de espécies) são algumas das questões relacionadas a atividades com necessidades de medidas de proteção ambiental.
Diversas conferências internacionais visam a preservação do meio ambiente. As conferências da ECO-92 e a Conferência de Estocolmo, por exemplo, foram duas das mais importantes no âmbito, e estabeleceram muitas das normas internacionais que impactaram nas decisões internas dos governos em questões ambientais.
A proteção ambiental é influenciada por três fatores interligados: legislação ambiental, ética e educação. Cada um desses fatores desempenha o seu papel em influenciar decisões ambientais a nível nacional e os valores e comportamentos ambientais a nível pessoal. Para que a proteção do meio ambiente se torne uma realidade, é importante que as sociedades desenvolvam cada uma dessas áreas que, em conjunto, irão informar e conduzir as decisões ambientais. A legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais completas e avançadas do mundo no que diz respeito a proteção ambiental, mesmo que muitos dos aparatos estatais de regulamentação e cumprimento das leis não atuem da forma que deveriam, resultando em processos de extinção de grande parte da biodiversidade do país.[2][3]