Este artigo abordará um tema que atualmente tem gerado grande interesse devido ao seu impacto em diversas áreas. Ps (Unix) tem despertado a curiosidade de especialistas e interessados no assunto, já que sua relevância não passa despercebida. Ao longo do artigo serão analisadas diferentes perspectivas e estudos relevantes que contribuíram para uma compreensão mais profunda da importância de Ps (Unix). Da mesma forma, serão exploradas possíveis soluções ou recomendações para abordar as implicações que esta questão acarreta. Desta forma, espera-se oferecer uma visão abrangente e enriquecedora de Ps (Unix), permitindo aos leitores compreender a sua abrangência e potencial impacto na sociedade atual.
ps é um comando do sistema operacional Unix e outros semelhantes utilizado para mostrar os processos em execução[1][2].
Várias opções de linha de comando são oferecidas ao usuário do aplicativo, porém o uso mais comum dele é:
ps -ef
que lista todos os processos do sistema e todas as informações disponíveis.
Um outro comando muito utilizado para verificar os processos em execução é o top, preferido quando é necessário observar o tempo de processamento e quantidade de memória que cada processo está utilizando.
O comando ps também é combinado através de um pipe com o comando grep para reduzir o tamanho da saída oferecida pelo programa e facilitar a visualização, como neste exemplo:
tux ~ # ps -A | grep firefox-bin 11778 ? 02:40:08 firefox-bin 11779 ? 00:00:00 firefox-bin
Neste caso a saída do programa consiste apenas nas linhas em que o nome do processo firefox-bin aparece. Útil para verificar se existe um determinado processo em execução e qual é o seu pid.
ps displays information about a selection of the active processes.
The ps command, short for Process Status, is a command line utility that is used to display or view information related to the processes running in a Linux system.