Quartel da Graça

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Quartel da Graça. Quer você esteja interessado em aprender mais sobre esta figura, aprender sobre este tema específico ou descobrir os eventos que marcaram um momento específico da história, este artigo fornecerá informações detalhadas e relevantes sobre Quartel da Graça. Através de uma análise abrangente, exploraremos diferentes aspectos relacionados a Quartel da Graça, desde suas origens até seu impacto hoje. Não importa qual seja o seu interesse, este artigo oferecerá uma visão abrangente e enriquecedora de Quartel da Graça.

O Quartel da Graça ficava situado junto da igreja de Santa Maria do Castelo, em Tavira. Com o fim das Ordens Religiosas, durante o período da Revolução Liberal, o novo regime liberal transformou o Convento de Nossa Senhora da Graça no Quartel da Graça, aí instalando o Batalhão de Caçadores nº5, em 1837.

A história deste quartel fica marcada pela revolta da população, em 8 de Dezembro de 1872, contra o novo sistema de medidas de capacidade, a Revolta das Medidas. Naquele dia, a população, descontente com a alteração do sistema de medidas métricas, dirigiu-se ao Quartel da Graça apedrejando-o. Como resposta, os militares abriram fogo, matando alguns populares.

No início do Séc.XX, a unidade militar presente neste quartel é deslocada para o Quartel da Atalaia, dado este ter sido concluído.

Desde então, o Quartel da Graça serviu de apoio ao Quartel da Atalaia, como enfermaria militar, entre outros, até ser desactivado em 1974.

Este espaço foi entregue à Câmara Municipal de Tavira em 1999, e em 2006, após obras de recuperação e reconversão, é inaugurada aqui uma pousada histórica do grupo Pousadas de Portugal denominada Pousada do Convento da Graça.