Quebra-mato

Hoje em dia, Quebra-mato tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma grande variedade de pessoas ao redor do mundo. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância no campo científico, Quebra-mato tem captado a atenção de milhões de indivíduos. Desde as suas origens até à sua evolução atual, Quebra-mato tem sido objeto de estudo e debate em diversas áreas, gerando todo o tipo de opiniões e análises. Neste artigo exploraremos em profundidade as diversas facetas de Quebra-mato e a sua relevância no contexto atual, com o objetivo de compreender o seu impacto e significado na sociedade moderna.

Toyota Hilux, da policia na África do Sul, com quebra-mato.

Quebra-mato (português brasileiro) ou mata-vacas (português europeu) ou para-choque de impulsão, é um acessório usado na dianteira do automóvel para amenizar o impacto de colisões frontais, sendo muitas vezes usado somente para estética do automóvel.[1]

Nos primórdios o chamado "para-choque de impulsão" foi criado para "amenizar" impactos frontais (hoje isso é questionável), mas também era utilizado na frota do exercito para empurrar ou impulsionar outro veículo ou objeto que estivesse no caminho (tipo troncos, pedras ou até mesmo animais). Por este motivo este acessório acabou ganhando o apelidado de "quebra mato".

Hoje este acessório é utilizado para instalar faróis auxiliares, guincho elétrico ou manual e para transportar e utilizar o macaco hi-lift (muito usado no meio off road), mas na maioria dos casos o fim é apenas estético.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Quebra-mato