Quiralidade (física)

Neste artigo exploraremos Quiralidade (física) em profundidade, um tópico que tem chamado a atenção de muitos nos últimos tempos. À medida que nos aprofundamos neste tema emocionante, tentaremos esclarecer a sua importância e relevância no mundo de hoje. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade, Quiralidade (física) tem sido objeto de debate e análise, e neste artigo tentaremos abordar todas as suas facetas de forma objetiva e detalhada. Através de uma abordagem multidisciplinar, examinaremos os aspectos históricos, culturais e contemporâneos de Quiralidade (física), com o objetivo de proporcionar aos nossos leitores uma compreensão mais ampla e profunda deste fascinante tema.

A helicidade de uma partícula é destra, se a direção do seu giro é o mesmo que a direção de seu movimento

Em física, um fenômeno quiral é aquele que não é idêntico a sua imagem no espelho (veja o artigo sobre quiralidade química).

A rotação de uma partícula pode ser usada para definir uma quiralidade, ou helicidade, para que partículas que, no caso de uma partícula sem massa, é a mesma quiralidade[1]. Uma transformação de simetria entre as duas é chamado de paridade. Invariância sob paridade por um férmion de Dirac é chamado simetria quiral[2][3].

Ver também

Referências

  1. Robert D. Klauber. «Chirality vs Helicity Chart» (PDF). Consultado em 9 de outubro de 2014 
  2. Krishna Myneni (10 de dezembro de 1984). «Symmetry Destroyed: The Failure of Parity». Creative Consulting for Research and Education. Consultado em 9 de outubro de 2014. Arquivado do original em 3 de abril de 2005 
  3. Daniel Z. Freedman (7 de julho de 2011). «Chirality, helicity and discrete symmetries» (PDF). Institute for Theoretical Physics of Leuvenlaan. Consultado em 9 de outubro de 2014