No artigo de hoje exploraremos o fascinante mundo de Raio (geometria). Desde as suas origens até à sua relevância hoje, Raio (geometria) tem sido um tema de constante interesse para investigadores, académicos e entusiastas em geral. Ao longo dos anos, Raio (geometria) demonstrou o seu impacto em diferentes aspectos da vida quotidiana, seja na história, na ciência, na cultura ou na tecnologia. Através deste artigo iremos nos aprofundar em suas diversas facetas, com o objetivo de compreender melhor sua influência no mundo que nos rodeia. Junte-se a nós neste passeio e descubra tudo o que Raio (geometria) tem a oferecer.
O raio é um segmento de reta com uma extremidade no centro de uma circunferência (ou de uma esfera) e outra extremidade em um ponto qualquer de sua borda. É a metade do diâmetro de uma circunferência ou de uma esfera.
Sendo d o diâmetro e r o raio:
Para várias figuras geométricas, o raio tem uma relação bem definida com outras medidas.
O raio de um círculo com área A é
O raio de um círculo que conecta três pontos P1, P2 and P3 é dado por
onde θ é o ângulo . Essa fórmula usa a lei dos senos. Se os três pontos são dados por suas coordenadas , e , o raio pode ser expressado por
O termo raio se aplica também a outras figuras, dependendo do seu sentido e contexto. Por exemplo, o raio de um cilindro refere-se ao raio da sua base, já o raio de um grafo refere-se à maior distância ao(s) centro(s) do grafo, que é definido como um vértice que minimiza a distância máxima aos restantes vértices.