Rio Ariège

Este artigo abordará Rio Ariège, tema de grande relevância e interesse atualmente. Rio Ariège é um tema que tem gerado debate e polêmica em diversas áreas, despertando o interesse de especialistas, acadêmicos e do público em geral. Ao longo dos anos, Rio Ariège ganhou cada vez mais importância devido ao seu impacto na sociedade e no dia a dia das pessoas. Neste contexto, é pertinente analisar detalhadamente Rio Ariège, explorando as suas diferentes facetas, implicações e possíveis soluções. Da mesma forma, procuraremos oferecer uma perspectiva objetiva e enriquecedora sobre Rio Ariège, a fim de promover um diálogo construtivo e fomentar uma maior compreensão deste tema.

Ariège
Rio Ariège
O Ariège visto da Pont du Diable
Comprimento 163,5 km
Nascente Pirenéus
Caudal médio 76,4 m³/s
Foz rio Garona
Área da bacia 4 120 km²
País(es)  Andorra
 França

O Ariège (em catalão e occitano Arièja) é um rio de Andorra e França, afluente pela margem direita do rio Garona, no qual desagua perto de Portet-sur-Garonne (Alto Garona). Nasce a cerca de 2150 m de altitude, no lago de Font-Nègre (em catalão Fontnegra), nos Pirenéus.[1]

Ainda perto da nascente marca a fronteira Andorra-França, passando depois para o departamento de Ariège, que atravessa de sul para norte. Depois entra no Alto Garona. As localidades mais importantes do seu curso são Ax-les-Thermes, Foix e Pamiers. Alcança o seu máximo caudal com a fusão das neves.

Entre as comunas que atravessa encontram-se:

O rio serve como base para numerosas atividades de desportos fluviais, como canoagem, rafting, wakeboard, pesca desportiva, hydrospeed e esqui aquático.

Ligações externas

Referências

  1. Sandre. «Info/Rio - L'Ariège (O1--0250)». Consultado em 30 de novembro de 2013 , consultado em 30-11-2013