Rio Leita

Neste artigo, exploraremos o tópico Rio Leita de diferentes perspectivas e abordagens. Rio Leita é um tema que tem ganhado relevância nos últimos anos devido ao seu impacto em diversas áreas da sociedade. Ao longo deste artigo, examinaremos as diferentes dimensões de Rio Leita, sua história, suas implicações hoje e possíveis projeções para o futuro. Além disso, nos aprofundaremos nas opiniões e reflexões de especialistas na área, bem como nas experiências daqueles que foram diretamente afetados por Rio Leita. Em última análise, nosso objetivo é oferecer uma visão abrangente e enriquecedora sobre este tema, na esperança de promover o diálogo e a compreensão entre nossos leitores.

Placa indicando as fontes do Leitha, em Haderswörth.

O rio Leita ou Leitha (em alemão: Leitha; em húngaro: Lajta; em tcheco/checo: Litava), com um percurso de 180 km, flui através da Europa Central. Nasce no leste da Áustria da confluência de dois tributários (Schwarza ePitten ). Entre Katzelsdorf e Leithaprodersdorf, Leitha faz a fronteira entre Baixa Áustria e Burgenland, a antiga fronteira entre a Áustria e a Hungria até 1921.

Perto de Nickelsdorf, o rio entra na hoje Hungria, onde se junta a um braço do Danúbio próximo a Mosonmagyaróvár.

Outras cidades em seu curso são Wiener Neustadt e Bruck an der Leitha.

Do Leitha e seus afluentes partem vários canais usados no passado para fornecer energia às empresas têxteis e hoje para usinas hidrelétricas.

Importância histórica

Os topônimos Lajtabánság, Cisleitânia e Transleitânia são todos derivados de Leitha. Após o tratado de 1867 de Compromisso Austro-Húngaro (Ausgleich) entre a Áustria e a Hungria que criou o império austro-húngaro ou dupla monarquia,"além do Leitha" (em alemão: Transleithanien) se tornou a forma coloquial de Viena de se referir à região]s ao outro lado do Leitha (ou seja, Hungría), enquanto que "aquém do Leitha" (em alemão: Cisleithanien) designava a região em torno de Viena (ou seja, Austria).