No mundo de hoje, Romnichals é um tema de crescente relevância e debate. Com o passar do tempo, adquiriu importância crescente na sociedade, influenciando diversos aspectos do cotidiano. Seja no campo da política, da economia, da tecnologia, da cultura ou qualquer outro, Romnichals tornou-se um tema central que desperta opiniões conflitantes e posicionamentos diversos. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados com Romnichals, analisando o seu impacto na sociedade e refletindo sobre as implicações que tem para o nosso presente e futuro.
Romnichals ou romanichals são grupos do povo rom (mais conhecido como cigano) que vivem no Reino Unido, particularmente na Inglaterra e na Escócia (na área de Scottish Borders), ou que emigraram do Reino Unido para outras áreas anglófonas. Estima-se que haja atualmente mais romanichals nos Estados Unidos do que na Inglaterra.[1][2] Encontram-se também grupos menores na África do Sul, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. A palavra "romanichal" deriva de Romani chal, sendo chal o termo anglo-romani para "companheiro".[3][4]
Acredita-se que os romanichals tenham chegado à Grã-Bretanha no século XVI e, como todos os roma - sejam originários do norte da Índia. Eles são muito próximos dos Calé do País de Gales e dos grupos roma da Europa continental. Já a designação Scottish Travellers incluem descendentes de romanichals, mas também outros grupos roma e os chamados Pavees.