Súber

Neste artigo vamos mergulhar no fascinante mundo de Súber, explorando suas origens, significado e relevância na sociedade atual. Súber tem sido objeto de interesse e debate ao longo dos anos, despertando o interesse de acadêmicos, profissionais e curiosos. Do seu impacto na cultura popular à sua influência na história, Súber deixou uma marca indelével na sociedade, tornando-se um tema de estudo emocionante e em constante evolução. Ao longo deste artigo iremos examinar os vários aspectos de Súber, a sua importância e a sua influência em diferentes áreas, oferecendo uma visão abrangente deste fenómeno que tem captado a atenção de tantas pessoas.

Em botânica, o súber ou felema é um tecido vegetal de proteção mecânica e impermeabilizante que substitui o córtex das plantas vasculares com crescimento secundário - é a "casca" das plantas lenhosas. A cortiça é o resultado da morte deste tecido, ou seja, quando as células perdem o citoplasma e fica apenas a parede celular suberificada.[1]

O súber é um parênquima formado do lado externo do caule pelo câmbio cortical (também chamado câmbio suberoso ou meristema subero-felodérmico). Estas células revestem a parede com um material chamado suberina, impermeabilizando-as e protegendo assim o tronco.

Do lado interno, o câmbio cortical forma a feloderme.

Referências