SEAT Ibiza

No mundo atual, SEAT Ibiza ganhou grande relevância em diversas esferas da sociedade. Seja pelo seu impacto na cultura pop, pela sua influência na política, pela sua relevância na história ou pela sua importância no desenvolvimento tecnológico, SEAT Ibiza tornou-se um tema de amplo interesse. Neste artigo, exploraremos o significado e a relevância de SEAT Ibiza, bem como o seu impacto em diferentes aspectos da vida moderna. Desde a sua origem até à sua influência na atualidade, analisaremos como SEAT Ibiza moldou a nossa percepção e a nossa forma de interagir com o mundo que nos rodeia.

SEAT Ibiza
Visão geral
Produção 1984 — presente
Fabricante SEAT, Grupo Volkswagen
Modelo
Classe Pequeno
Carroceria Hatch
Designer Giorgetto Giugiaro
Modelos relacionados SEAT Córdoba
SEAT Córdoba Vario
Volkswagen Polo
Škoda Fabia
Cronologia

O SEAT Ibiza é um veículo hatchback produzido pela marca espanhola SEAT desde 1984. É o modelo mais vendido da SEAT.[1] O nome provém da ilha espanhola de Ibiza, e o seu uso neste modelo foi o segundo da marca a ter um nome oriundo de uma cidade espanhola, a seguir ao SEAT Ronda. Foi mostrado no Salão Automóvel de Paris em 1984 como o primeiro carro desenvolvido pela SEAT como uma marca independente, apesar de ter sido desenhado pela SEAT em colaboração com outras companhias bem conhecidas, tais como a Italdesign, Karmann e Porsche.[1] Desde a segunda geração que a SEAT faz parte da grupo alemão Volkswagen, e todas as gerações do Ibiza, bem como os restantes modelos da SEAT, foram construídos nas plataformas do grupo Volkswagen e com peças e tecnologias deste. O Ibiza conta atualmente com 5 gerações.

As versões vendidas em Portugal, desde 2005, eram 1.4 16V em versões de Reference e de Stylance, de cinco-portas de 1.6 16V Reference, de três-portas 1.6 Sport e 1.9 TDi Reference e em versões Stylance. O Ibiza teve bastantes vendas na China, desde a 6K à mais famosa 6K3.

Galeria

Referências

  1. a b «A success story spanning 25 years». SEAT media center. 5 de julho de 2009. Arquivado do original em 19 de julho de 2011 

Ligações externas

Ver também