Scelidosaurus

Scelidosaurus é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o seu surgimento, tem gerado grande interesse e debate em diversas áreas, desde política e economia até cultura e entretenimento. A sua influência estendeu-se a diversas esferas da vida e o seu impacto continua a ser objeto de estudo e análise. Neste artigo, exploraremos Scelidosaurus a fundo e analisaremos sua relevância na sociedade atual. Da sua origem à sua evolução, examinaremos o seu papel no mundo contemporâneo e refletiremos sobre o seu significado para o futuro.

Scelidosaurus
Intervalo temporal: Jurássico Inferior
~196,5–183 Ma
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Ornithischia
Clado: Saphornithischia
Clado: Genasauria
Clado: Thyreophora
Gênero: Scelidosaurus
Owen, 1859
Espécies:
S. harrisonii
Nome binomial
Scelidosaurus harrisonii
Owen, 1861

Scelidosaurus (Scelidosaurus harrisonii do latim "lagarto com membros") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante a primeira metade do período Jurássico. Media cerca de 4 metros de comprimento, 1,5 metros de altura, e seu peso devia ser algo em torno de 850 quilogramas.[1]

Os fósseis de Scelidosaurus foram encontrados no Reino Unido. O celidossauro foi provavelmente uma forma primitiva ancestral dos dinossauros da ordem ankylosauria, um dos chamados nodossauros. Entretanto, guardava grande semelhança com o grupo dos estegossaurídeos.

Em suas costas, havia um pesada couraça óssea, formada por protuberâncias espinhosas, provavelmente usadas para defesa contra predadores. Possuía também um bico córneo, próprio para agarrar brotos de samambaias.

Ver também

Referências

  1. «Scelidosaurus». Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (em inglês). Consultado em 1 de outubro de 2020