Security Identifier

No mundo de Security Identifier, existe uma infinidade de perspectivas, ideias e opiniões que nos convidam a explorar e descobrir mais sobre este tema fascinante. É um tema que chamou a atenção de inúmeras pessoas ao longo da história e continua relevante no mundo moderno. Das suas origens ao impacto na sociedade atual, Security Identifier é um tema que nunca deixa de nos fascinar. Neste artigo, exploraremos diferentes aspectos e abordagens de Security Identifier, desde suas origens até sua influência hoje, para nos dar uma compreensão mais profunda deste tópico interessante.

No contexto da linha de sistemas operacionais Microsoft Windows NT, um Security Identifier (SID), em português Identificador Serguro, é um identificador imutável único de um usuário, grupo de usuários ou outro principal de segurança. Um principal de segurança possui um único SID por vida (em um determinado domínio) e todas as propriedades do principal, incluindo seu nome, estão associadas com o SID. Este desenho permite que um principal seja renomeado (por exemplo, de "João" para "Joana") sem afetar os atributos de segurança de objetos que referenciam ao principal.[1]

Visão geral

O Windows concede ou nega acesso e privilégios para recursos baseados em listas de controle de acesso (ACLs), que usa SIDs para identificar de forma única usuários e seus relacionamentos de grupo. Quando um usuário loga em um computador, um token de acesso é gerado o qual contem os SIDs de usuário e grupo e o nível de privilégio do usuário. Quando um usuário solicita acesso a um recurso, o token de acesso é verificado na ACL para permitir ou negar uma ação particular sobre um determinado objeto.

SIDs são úteis para resolução de problemas com auditorias de segurança, servidores Windows e migrações de domínio.

O formato de um SID pode ser ilustrado usando o seguinte exemplo: "S-1-5-21-3623811015-3361044348-30300820-1013";

S 1 5 21-3623811015-3361044348-30300820 1013
A cadeia de caracteres é um SID. O nível de revisão (a versão da especificação do SID). O valor da autoridade do identificador. Identificador de computador local ou de domínio Um Relative ID (RID). Qualquer grupo ou usuário que não é criado por padrão terá um Relative ID igual a 1000 ou maior.

Referências

Ligações externas