Sicherheitsdienst

Neste artigo, exploraremos em profundidade o fascinante mundo de Sicherheitsdienst. Este tema é de grande relevância hoje, pois seu impacto se estende a diversas áreas da sociedade, da política à cultura popular. Neste sentido, analisaremos os diferentes aspectos relacionados com Sicherheitsdienst, examinando as suas origens, a sua evolução ao longo do tempo e as implicações que tem na vida das pessoas. Através de uma abordagem interdisciplinar, daremos um olhar às múltiplas dimensões de Sicherheitsdienst, apresentando dados, pesquisas e opiniões de especialistas na área. No final deste artigo, esperamos ter uma visão mais completa e enriquecedora de Sicherheitsdienst, que nos permita compreender melhor a sua importância e influência no mundo atual.

Oficiais da SD na Polônia em 1941.

Sicherheitsdienst (Serviço de Segurança em português) por extenso ''Sicherheitsdienst des Reichsführers-SS'', melhor conhecida por SD era o setor primário do serviço de inteligência da Schutzstaffel (SS) e do NSDAP. De 1933 até 1939 era administrada pela SS e no começo da Segunda Guerra Mundial passou a ser comandada pelo RSHA - (Reichssicherheitshauptamt, em português Gabinete Central de Segurança do Reich).[1]

Seus membros eram identificados por um losango negro com a sigla "SD" na manga esquerda do uniforme. Todo oficial do Sicherheitsdienst tornava-se automaticamente oficial da polícia. Uma de suas subdivisões era a Gestapo - por se tratar de uma organização secreta, esta não possuía uma insígnia especial, embora seus membros pudessem ocultar-se em uniformes de outras corporações.

Até 1942, o posto de chefe do SD foi ocupado por Reinhard Heydrich; com a morte deste, passou para as mãos de Ernst Kaltenbrunner, que exerceu este cargo até o final da guerra. Foi sentenciado à morte pela forca no Julgamento de Nuremberg, em 1946.

Referências

  1. «The SD (Sicherheitsdienst)». www.jewishvirtuallibrary.org. Consultado em 29 de outubro de 2019 

Referências