Sinal de stop

Neste artigo, exploraremos e analisaremos em profundidade Sinal de stop, um tema que tem chamado a atenção de pessoas de diferentes origens e interesses. Com o intuito de proporcionar uma visão completa e esclarecedora, abordaremos diversos aspectos relacionados a Sinal de stop, desde sua origem e evolução até seu impacto na sociedade atual. Através de uma abordagem multidisciplinar, examinaremos a sua relevância em vários contextos e como moldou a forma como percebemos e compreendemos o mundo que nos rodeia. Da mesma forma, daremos voz a especialistas e protagonistas da área, cujas experiências e conhecimentos enriquecerão a compreensão de Sinal de stop e seu significado hoje.

Sinal de paragem obrigatória utilizado no Brasil e em outros países da América Latina.
Sinal de paragem obrigatória utilizado em Portugal, na Itália e em outros países europeus.

Sinal de stop ou sinal de pare (tecnicamente sinal de paragem/parada obrigatória no cruzamento ou entroncamento) é um sinal de trânsito que obriga o condutor a parar o veículo antes de entrar numa interseção rodoviária (cruzamento ou entroncamento), devendo ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar.[1]

Variantes

No Canadá, Estados Unidos da América, Reino Unido, África do Sul e outros países anglófonos, assim como na maior parte da Europa, incluindo Portugal, Espanha, França e Alemanha, o sinal apresenta-se com a palavra inglesa "STOP". No Brasil, assim como em muitos países da América Latina cuja língua oficial é o espanhol, é utilizada a inscrição "PARE". No México e em outros países da América Central, o sinal ostenta o termo "ALTO". Em muitos países não anglófonos, utiliza-se uma expressão equivalente na língua oficial local.

Referências

  1. «Decreto Regulamentar 22-A/98, 1998-10-01». Diário da República Eletrónico. Consultado em 17 de abril de 2021