Sinal digital

A importância de Sinal digital na sociedade atual é inquestionável. Seja no âmbito profissional, pessoal ou social, Sinal digital ocupa um lugar relevante nas nossas vidas. À medida que o mundo evolui e a tecnologia avança, Sinal digital torna-se cada vez mais indispensável, impactando significativamente a forma como interagimos e nos relacionamos com os outros. Neste artigo exploraremos a relevância de Sinal digital em diversos contextos e sua influência no dia a dia das pessoas. Desde a sua origem até ao seu impacto hoje, analisaremos como Sinal digital se tornou um elemento-chave na nossa sociedade.

 Nota: Se procura outros significados da palavra Digital, veja Digital (desambiguação).
Sinal amostrado e quantizado

Sinal Digital é uma sequência discreta (descontínua) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.

A digitalização converte o sinal analógico, por exemplo a voz de um locutor, em uma série de uns e zeros. Essa tecnologia degrada um pouco o sinal, porque uns e zeros não são uma representação fiel do sinal analógico. No entanto, o sinal digital é robusto. Ele pode ser corrigido utilizando-se rotinas de correção de erros se houver interferências. Além disso, os sinais digitais podem ser compactados, tornando os sistemas digitais muito mais eficientes do que os analógicos.

A Digitalização de sinais analógicos é obtida com três processos:

  • 1. Amostragem: Discretização do sinal analógico original no tempo.
  • 2. Quantização: Discretização da amplitude do sinal amostrado.
  • 3. Codificação: Atribuição de códigos (geralmente binários) às amplitudes do sinal quantizado.

Ver também