Sir Duke

Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Sir Duke e descobriremos seu impacto em diferentes aspectos da vida cotidiana. Quer estejamos a falar da influência de Sir Duke na sociedade atual, da sua importância na história, da sua relevância no mundo de hoje ou do seu impacto no futuro, é inegável que Sir Duke desempenha um papel fundamental nas nossas vidas. Ao longo destas páginas, examinaremos diferentes perspectivas e analisaremos como Sir Duke moldou e continuará a moldar o nosso mundo. Então prepare-se para embarcar em uma jornada emocionante na qual exploraremos as múltiplas facetas de Sir Duke e suas implicações em nossa realidade.

"Sir Duke"
Single de Stevie Wonder
do álbum Songs in the Key of Life
Lado A Sir Duke
Lado B He's Misstra Know-It-All
Lançamento 22 de março de 1977
Formato(s) 7"
Gênero(s) Funk, R&B
Duração 3:53
Gravadora(s) Tamla T 54281F
Composição Stevie Wonder
Letrista(s) Stevie Wonder
Produção Stevie Wonder
Cronologia de singles de Stevie Wonder
Another Star

"Sir Duke" é uma canção composta e cantada por Stevie Wonder, presente em seu álbum de 1976 Songs in the Key of Life. Lançada como single em 1977, a faixa ficou no topo da parada americana Billboard Hot 100 e na parada Black Singles,[1] e atingiu o número dois na UK Singles Chart, seu maior sucesso naquele país até aquela época. Billboard a colocou em número 18 como os 100 singles mais importantes de 1977.

A canção foi escrita em tributo à Duke Ellington, a lenda do jazz que tinha falecido em 1974. A letra ainda faz referências à Count Basie, Glenn Miller, Louis Armstrong e Ella Fitzgerald.

Wonder a regravou em 1995 em seu álbum ao vivo de 1995, Natural Wonder.

História

Wonder escreveu a canção em tributo à Duke Ellington, líder de banda e pianista de jazz que o tinha influenciado como músico. Wonder já tinha experiências anteriores com as mortes de dois de seus ídolos, (Dinah Washington e Wes Montgomery) após tentar fazer colaborações com eles.

Após a morte de Ellington em 1974, Wonder queria escrever uma canção de reconhecimento a músicos que ele achava importante. Wonder afirmou: "Eu sabia o título desde o início mas eu queria que fosse sobre músicos que fizeram algo por nós. Eles são esquecidos rapidamente. Eu queria mostrar minha estima." Outros tributos incluem "Master Blaster" em 1980 (dedicada a Bob Marley) e "Happy Birthday", em comemoração ao aniversário de Martin Luther King, Jr..

Músicos

Performance nas paradas

Referências

  1. Whitburn, Joel (2004). Top R&B/Hip-Hop Singles: 1942-2004. : Record Research. p. 636 
  2. «Stevie Wonder Chart History (Hot 100)» (em inglês). Billboard.
  3. «Stevie Wonder Chart History (Hot R&B/Hip-Hop Songs)» (em inglês). Billboard.
  4. «Stevie Wonder: Artist Chart History» (em inglês). Official Charts Company.
  5. «Image : RPM Weekly - Library and Archives Canada». Bac-lac.gc.ca. Consultado em 12 de outubro de 2016 
  6. «Top 100 Hits of 1977/Top 100 Songs of 1977». Musicoutfitters.com. Consultado em 12 de outubro de 2016 
  7. Billboard. Books.google.com. 24 de dezembro de 1977. p. Front cover. Consultado em 11 de outubro de 2016