Sistema social

No artigo de hoje vamos explorar o fascinante mundo de Sistema social. Quer esteja interessado em saber mais sobre esta pessoa, em descobrir novos aspectos deste tema ou em compreender a relevância desta data, encontrará aqui toda a informação que necessita. Nessa linha analisaremos diferentes aspectos relacionados a Sistema social, desde suas origens até seu impacto na sociedade atual. Prepare-se para embarcar em uma emocionante jornada de descoberta que deixará você com uma perspectiva renovada sobre Sistema social.

Uma universidade pode ser considerada um exemplo de sistema social.

Um sistema social é uma série de inter-relações padronizadas existentes entre os indivíduos, grupos e instituições, formando um todo.[1] Pode, ainda, ser definido como um coletivo de pessoas que assumem diferentes tipos de tarefas para atingir objetivos e resolver problemas em comum. O termo pode ser aplicado a um grupo de dois ou mais indivíduos, organizações complexas ou sociedades inteiras. Para os membros de um sistema social cooperarem, deve haver uma linguagem e alguma similaridade entre eles, embora, dentro do sistema, possam existir variadas subculturas e códigos, assim como diferenças individuais.[2]

Parsons

Talcott Parsons foi o primeiro a formular uma teoria sistemática dos sistemas sociais, o que ele fez como uma parte de seu paradigma AGIL. Ele definiu um sistema social como apenas um segmento (ou um "subsistema") do que ele chamou de "teoria da ação".[3]

Forrester

Jay Wright Forrester fundou o campo da dinâmica de sistemas, que lida com a simulação de interações em sistemas dinâmicos. Em seu trabalho sobre sistemas sociais, ele discute as possibilidades da dinâmica de sistemas sociais, ou de modelagem de sistemas sociais usando computadores com o objetivo de testar possíveis efeitos da aplicação de novas leis ou políticas públicas. Em seu estudo, ele reconheceu a dificuldade de se criar um modelo computacional confiável, mas argumentou que é preferível um modelo imperfeito à ausência de modelo, na hora de se implementar uma política pública.[4]

Forrester argumentou que políticas públicas mal-sucedidas visam mais ao tratamento dos sintomas do que das causas dos problemas sociais, e que elas focam mais nos esforços do que nos resultados. Isso ocorre porque há uma incompreensão dos governantes sobre as causas dos problemas, o que leva ao agravamento dos problemas ou à criação de novos problemas. Um outro problema levantado por Forrester é que políticas que resolvem o problema a longo prazo podem, a curto prazo, agravar o problema. Uma política bem-sucedida, segundo Forrester, precisa mirar nos corretos pontos de alavancagem.

Modelagem

Um problema significativo quando se estudam sistemas sociais é a dificuldade de criar e testar teorias. Sistemas sociais não são facilmente manipuláveis ou controláveis, e sistemas de grande escala não podem ser reproduzidos em laboratório.[5] Entretanto, o grande aumento da disponibilidade de dados digitais no início do século XXI vem permitindo que os cientistas sociais construam modelos bem detalhados de como os sistemas sociais funcionam.[6] Além disso, o desenvolvimento de plataformas sociais como Facebook e Twitter oferece novas possibilidades de estudo dos sistemas sociais usando gráficos sociais.[7]

Fontes

  • Parsons, Talcott. (1970). The System of Modern Societies, New York
  • Parsons, Talcott. (1977). Social Systems and the Evolution of Action Theory, New York
  • Parsons, Talcott. (1978). Action Theory and the Human Condition, New York

Referências

  1. Predefinição:Citar website e
  2. James Watson; Anne Hill (2006). Dictionary of Media and Communication Studies. A&C Black. p. 283. ISBN 978-0-340-91338-3.
  3. Parsons, Talcott. (1951).
  4. Constitution Society. Disponível em http://www.constitution.org/ps/cbss.htm. Acesso em 22 de dezembro de 2018.
  5. Social Systems. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03081078508934877. Acesso em 22 de dezembro de 2018.
  6. Predicting the Behavior. Disponível em http://www.gleamviz.org/wp-content/uploads/2009/04/science2009.pdf. Acesso em 22 de dezembro de 2018.
  7. Extending Systems. Disponível em https://thesystemsthinker.com/extending-systems-thinking-to-social-systems/. Acesso em 22 de dezembro de 2018.