Smilax azorica

Neste artigo iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Smilax azorica, explorando suas muitas facetas e aspectos que o tornam tão relevante hoje. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade moderna, Smilax azorica tem sido objeto de interesse e debate ao longo da história. Através de uma análise profunda e detalhada, examinaremos a sua influência em diferentes áreas, bem como as suas implicações a nível individual e coletivo. Conheceremos a opinião de especialistas no assunto e os pontos de vista de quem vivencia de perto a presença de Smilax azorica em seu dia a dia. Que segredo está escondido atrás de Smilax azorica? Qual a sua relevância no contexto atual? Essas e outras questões serão abordadas neste artigo, que busca fornecer uma perspectiva abrangente sobre um tema de grande importância na sociedade contemporânea.

Smilax azorica

Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Liliales
Família: Smilacaceae
Género: Smilax
Nome binomial
Smilax azorica
H.Schaef. & P.Schoenfelder
Sinónimos

Smilax azorica H.Schaef. & P.Schoenfelder é uma trepadeira pertencente à família das Smilacaceae, endemismo dos Açores. Esta espécie foi recentemente autonomizada da espécie Smilax canariensis Willd.[1].

Descrição

A espécie é uma liana lenhosa, com caules espinhosos e folhas alternas, ovadas, cuneiformes ou truncadas na base, com caules não espinhosos e com gavinhas que nascem das bainhas estipulare.

As flores são unissexuais, dispostas em glomérulos umbeliformes.

Os frutos são bagas que adquirem uma tonalidade avermelhada quando maduros, passando depois a negras.

Notas

  1. a b Schaefer H., & Schoenfelder P. 2009. "Smilax canariensis, S. azorica (Smilacaceae) and the genus Smilax in Europe." In: , eds. Homenaje al Profesor Dr. Wolfredo Wildpret de la Torre. pp. 297-307. , Instituto de Estudios Canarios.

Ligações externas