Hoje, Subcontinente é um tema de grande relevância e interesse para um público amplo. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Subcontinente assumiu um papel de liderança na sociedade atual, gerando múltiplos debates, discussões e desenvolvimentos em diversas áreas. Da academia e da ciência aos negócios e à política, Subcontinente chamou a atenção de especialistas e fãs. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas e dimensões de Subcontinente, analisando o seu impacto e relevância no contexto atual. Sem dúvida, Subcontinente é um tema que merece ser aprofundado e discutido em profundidade.
Um subcontinente é uma parte substancialmente vasta de um continente. Não existe predefinição ou acordo no que constitui um subcontinente. Em geral, um subcontinente está separado do resto de um continente por uma cordilheira, ou por placas tectónicas.[1]
A Índia, Paquistão e Bangladesh, e por vezes também o Nepal e o Butão, são ditos formar o subcontinente indiano (a cordilheira de separação é o Himalaia). Ocasionalmente, a Europa é descrita como um subcontinente da Eurásia. Na maioria dos casos, a América do Norte, América Central e a América do Sul são tomadas como subcontinentes da América.
Por vezes sub-regiões de um continente são designadas por subcontinente pela diferença de cultura em relação ao resto desse continente. Como exemplo, considera-se o Médio Oriente.