No mundo de hoje, Subdivisões das Filipinas desempenha um papel vital em nossas vidas. Seja a nível pessoal, profissional ou social, Subdivisões das Filipinas tem um impacto significativo na forma como pensamos, agimos e nos relacionamos com os outros. Neste artigo, exploraremos a importância de Subdivisões das Filipinas e como ela evoluiu ao longo do tempo. Além disso, analisaremos sua influência em diferentes contextos e sua relevância na sociedade atual. Subdivisões das Filipinas é um tema fascinante que merece ser examinado em profundidade para melhor compreender o seu alcance e impacto no nosso dia a dia.
Este artigo trata das Subdivisões das Filipinas.[1]
As Filipinas estão organizadas numa hierarquia de unidades de governo local, em que a província é a unidade primária. As províncias subdividem-se em cidades e municípios que, por sua vez, se compõem de “barangays”, que são a mais pequena unidade de governo. Em 2002, havia 79 províncias.
Exceto a capital, Manila, todas as províncias se agrupam em regiões. São 17 regiões administrativas onde os diversos ministérios estabelecem escritórios regionais, mas as regiões não têm um governo local separado, com exceção da Região Autónoma Muçulmana de Mindanau (Autonomous Region in Muslim Mindanao ou ARMM) e Cordillera.
Por sua vez, várias regiões são juntas em grupos de ilhas:
Além disso, as Filipinas também são divididas em distritos legislativos. Os distritos legislativos podem ser uma única província, um grupo de cidades e/ou municípios, uma única cidade, ou, nos casos em que uma cidade tem uma grande população, um grupo de barangays.
O objetivo dos distritos legislativos é para a eleição de representantes para a Câmara dos Deputados, e na maioria dos casos, também os representantes do Panlalawigan Sangguniang (conselho provincial) ou Panlungsod Sangguniang (vereadores). Os Distritos Legislativos não exercem funções administrativas.