Neste artigo, exploraremos em profundidade o tópico Tatiana Issa, que tem chamado a atenção de especialistas e amadores nos últimos anos. Tatiana Issa é um tema de grande relevância na atualidade e seu impacto se estende a diversas áreas da vida cotidiana. Ao longo deste artigo analisaremos diferentes aspectos e perspectivas relacionadas a Tatiana Issa, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e completa sobre este tema. Desde a sua origem até às suas implicações futuras, mergulharemos numa análise detalhada que lançará luz sobre Tatiana Issa e a sua influência em diversas áreas da sociedade.
Filha do cenógrafo Américo Issa, Tatiana começou sua carreira de atriz aos sete anos de idade. Em seu currículo consta um grande número de espetáculos e festivais internacionais de teatro e cinema, como a produção internacional do espetáculo A Falecida, de Nelson Rodrigues, com direção de Gabriel Vilella em Viena, Áustria.
Em 2001, após perder o pai, se mudou para Nova York para morar com Raphael Alvarez, amigo dos tempos do teatro, e ficou na cidade, abrindo com Alvarez a produtora Tria Productions. Esta seria focada nos filmes, enquanto Issa também criou com Guto Barra a Producing Partners para produções televisivas.[1]
Seu primeiro longa-metragem, Dzi Croquettes, sobre o grupo teatral do qual seu pai foi cenógrafo e iluminador, ganhou inúmeros prêmios internacionais. O filme teve sua estreia nos EUA em Novembro de 2011, no IFC Village Cinemas em Nova Iorque, no MoMA (Museu de Arte Moderna),[2] e no Sunset 5 Cinemas em Los Angeles.
Dzi Croquettes participou de mais de 60 festivais internacionais, como o o TRIBECA Film Doc Series, Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, o Festival Internacional de Cinema da HBO, Festival Internacional de Cinema de Bangkok entre outros. Ganhou os prêmios de melhor documentário pelo voto popular e melhor montagem pelo júri oficial no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, da Academia Brasileira de Cinema, e o prêmio de melhor filme no Grande Prêmio ACIE da Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira. O filme também é responsável por conquistar ambos os prêmios de melhor documentário (pelo voto popular e pelo júri oficial), pela primeira vez na história, no Festival do Rio, em 2009, e os prêmios de melhor documentário (Prêmio do Itamaraty) e melhor documentário (voto popular) na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Ganhadora de 3 Emmy Awards e indicada a outros sete como Diretora e Produtora Executiva,[3][4] Tatiana Issa é uma premiada produtora executiva, showrunner e diretora. Ela é cofundadora da Producing Partners[5] & ART DOCS com mais de 400 episódios produzidos em mais de 80 países e mais de 30 séries de TV e filmes de sucesso no horário nobre para canais como HBO, Amazon Studios, Disney+, HBO Max, Smithsonian Channel, Youtube Originals, Food Network, TV5 Monde, TV Globo , Globoplay e muitos outros. Tatiana é membro da Television Academy e jurada do International Emmy Awards, além de membro da New York Women in Film & Television. Ela é criadora, produtora executiva e diretora de programas de sucessos como "Fora do Armário",[6] série de 10 episódios para a HBO América Latina, "Bertha Lutz, Women and the UN Charter",[7] um documentário de longa-metragem para a HBO, "Pedro pelo Mundo",[8] uma série de viagens e atualidades filmada em mais de 50 países, "Além da Conta, com Ingrid Guimarães"[9] (GNT/GLOBO) atualmente em sua oitava temporada, "Ludmilla, Rainha da Favela" reality com a cantora Ludmilla para o Globoplay,[10] "Destino Con Sabor ", uma série de gastronomia / viagens para Food Network e muitas outras. Tatiana mora em Nova York e ganhou mais de 40 prêmios internacionais por seu longa-metragem, Dzi Croquettes, com
Liza Minnelli. O filme se tornou um dos documentários mais premiados da história do Brasil[11] e já foi exibido em prestigiosas salas como o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, Berlim, e em mais de 60 países ao redor o mundo. Atualmente Tatiana desenvolve séries para os canais americanos OWN, Discovery+ e Amazon Prime.
Carreira
Televisão
Como diretora
2023 A Superfantástica História do Balão Mágico - Diretora Geral/Produtora Executiva - Star+