Território do Oregon

O tema Território do Oregon é extremamente relevante na sociedade atual, pois impacta significativamente diversos aspectos do cotidiano. Desde a sua influência na economia até ao seu impacto na saúde emocional das pessoas, Território do Oregon desperta um interesse generalizado e suscita debates constantes. Neste artigo exploraremos a fundo os diferentes aspectos relacionados com Território do Oregon, analisando a sua origem, evolução e possíveis soluções para enfrentar os desafios que coloca. Através de uma abordagem multidisciplinar, procuramos oferecer uma visão abrangente sobre Território do Oregon e seu impacto na nossa realidade atual, com o objetivo de incentivar a reflexão crítica e construtiva sobre este tema.



Oregon Territory

Território organizado dos Estados Unidos


1848 – 1859
 

Brasão de Território do Oregon

Brasão



Localização de Território do Oregon
Localização de Território do Oregon
Mapa do Território do Oregon em 1848
Território do Oregon
Território do Oregon
Mapa do estado do Oregon (azul) e território de Wasington (verde) em 1859
Continente América
País Estados Unidos
Capital Oregon City (1848-1851)
Salem (1851-1855)
Corvallis (1855)
Salem (1855-1859)
45° 30' N 117° O
Governo Governadores
História
 • 1848 Fundação
 • 1859 Dissolução

O Território do Oregon (em inglês: Oregon Territory) era o Oregon Country reivindicado pelos Estados Unidos e Reino Unido, depois território organizado incorporado dos Estados Unidos de 1848 a 1859.

O Território do Oregon representado num mapa de 1852

Depois da assinatura do Tratado do Oregon em 1846 que fixou uma grande parte da fronteira americano-canadiana nesta região pelo paralelo 49 N, o território do Oregon foi oficialmente organizado em 14 de agosto de 1848, por uma Organic Act (lei orgânica) votada pelo Congresso dos Estados Unidos situando-o a sul desta fronteira. Compreendia originalmente todos os territórios a oeste da Continental Divide: os estados atuais de Idaho, Oregon e Washington, bem como as partes ocidentais do Montana e do Wyoming.

A primeira capital territorial foi fixada em Oregon City, antes de ter sido deslocada para Salem e, 1851.

Em 1853, a parte do território situada a norte do curso inferior do rio Colúmbia e do paralelo 46 N foi separada para constituir o Território de Washington.

Em 14 de fevereiro de 1859, o Oregon teve as fronteiras fixadas e passou a ser um dos estados dos Estados Unidos. A parte oriental restante do antigo território do Oregon, situada além do rio Snake e do meridiano 117 W (o sul do Idaho e oeste do Wyoming) foram colocados no território de Washington.

Antecedentes

Habitada originalmente por nativos americanos, a região que se tornou o Território do Oregon foi explorada pelos europeus primeiro por mar. A primeira viagem de exploração documentada foi feita em 1777 pelos espanhóis, e embarcações britânicas e americanas visitaram a região pouco tempo depois.[1][2] A subsequente exploração terrestre por Alexander Mackenzie e a expedição Lewis e Clark e o desenvolvimento do comércio de peles na região fortaleceram as reivindicações concorrentes da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos.[3]

Referências

  1. Howard M. Corning, ed. (1989). Dictionary of Oregon History. : Binfords & Mort Publishing. 110 páginas 
  2. Horner, John B. (1919). Oregon: Her History, Her Great Men, Her Literature. The J.K. Gill Co.: Portland. pp. 28–29.
  3. Horner, pp. 53–59.

Ligações externas

Media relacionados com Território do Oregon no Wikimedia Commons