Teófanes, o Grego

No artigo a seguir vamos nos aprofundar no tema Teófanes, o Grego, um tema que tem chamado a atenção de muitas pessoas nos últimos anos. Teófanes, o Grego tem despertado grande interesse pela sua importância em diversas áreas da vida, seja no mundo do trabalho, na esfera pessoal ou no contexto social. É por isso que é essencial aprofundar uma análise detalhada de Teófanes, o Grego, com o objetivo de compreender o seu impacto, as suas implicações e as possíveis soluções e benefícios que pode proporcionar. Ao longo deste artigo, exploraremos diferentes perspectivas e estudos relevantes que nos ajudarão a aprofundar o significado e a relevância de Teófanes, o Grego hoje.

Transfiguração de Jesus (1408)


Teófanes, o Grego (também chamado Feofan Grek, do russo Феофан Грек; em grego: Θεοφάνης ο Έλληνας, transl. Theofánis o Éllenas) (1340 - 1410) foi um artista grego bizantino e um dos maiores pintores de ícones da Moscóvia, professor e mentor de Andrei Rublev.

Teófanes nasceu na capital do Império Bizantino, Constantinopla. Em 1370, depois de estudar arte e filosofia na Universidade de Constantinopla, mudou-se para Novgorod e, em 1395, para Moscou. Teófanes era descrito por seus contemporâneos moscovitas como um sábio de grande erudição. Decorou em afresco as paredes e tetos de várias igrejas, entre elas:

Embora tenha criado paineis de ícones, esses trabalhos atribuídos a Teófanes têm sido objeto de intenso debate entre acadêmicos, com base em evidências históricas. Anteriormente, o artista era tido como o autor de paineis de ícones famosos, tais como:

  • Nossa Senhora do Don, 1380?
  • Dormição da Teótoco (ou da Virgem Maria), 1392
  • Virgem Maria e São João Batista, do iconostásio da Catedral da Anunciação do Kremlin (1405?)
  • A Transfiguração (1408)

Galeria

Afrescos

Ícones em painel (atribuição controversa)

Ver também

Ligações externas

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Teófanes, o Grego