Thierry Meyssan

Este artigo abordará Thierry Meyssan, tema de grande relevância e relevância na sociedade contemporânea. Thierry Meyssan tem despertado grande interesse em diversas áreas, seja na política, na cultura, na ciência ou na vida quotidiana. Neste sentido, pretende-se analisar e discutir os diferentes aspectos relacionados com Thierry Meyssan, oferecendo uma visão ampla e diversificada que nos permita compreender a sua importância e impacto na atualidade. Através da análise detalhada de Thierry Meyssan, procuramos gerar um debate enriquecedor e reflexivo que contribua para a compreensão e evolução deste importante tema.

Thierry Meyssan
Thierry Meyssan
Thierry Meyssan en 2005
Nascimento 18 de maio de 1957 (67 anos)
Talence
Cidadania França
Filho(a)(s) Raphaël Meyssan
Ocupação jornalista, escritor
Obras destacadas 9/11: The Big Lie

Thierry Meyssan, nascido em 18 de maio de 1957 é um jornalista e ativista político francês.

Notabilizou-se por suas investigações sobre grupos de extrema-direita, especificamente sobre milícias organizadas pela Frente Nacional em seu país, além de denúncias envolvendo a Igreja Católica e a Opus Dei.

Seu livro 11 de Setembro de 2001 - A terrível impostura (L'Effroyable imposture) desafia a versão oficial dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 e causou grande polêmica.

Carreira

Em 1994, Meyssan tornou-se parte do comitê do Partido Radical de Esquerda, uma organização política de centro-esquerda francesa, participando então das campanhas de Bernard Tapie nas eleições européias de 1994 e de Christiane Taubira nas eleições presidenciais de 2002.

Nessa época fundou também a Rede Voltaire e o Projeto Ornicar, associações que visam promover a liberdade de expressão e de pensamento no mundo.

Entre 1999 e 2002, Meyssan substituiu Emma Bonino na liderança da Coordenação Radical Anti-proibicionista, uma organização internacional voltada para a descriminalização das drogas.

Em novembro de 2005, assumiu a presidência do colóquio anual do Axis for Peace, que reuniu 130 participantes de 37 países com a intenção de discutir a situação internacional e mobilizar pessoas a favor do direito internacional e da paz mundial contra as tendências neoconservadoras.

Atualmente reside em Damasco, na Síria. É jornalista do semanário russo Odnako (Однако).

Nos últimos anos, tem participado das discussões acerca da Primavera Árabe e a tensão que envolve os países do Oriente Médio [1], especialmente no tocante aos confrontos na Líbia e na Síria.

Publicações

Referências

Ligações externas