Tony Iommi

Tony Iommi é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o seu surgimento, despertou grande interesse e foi objeto de inúmeros debates e discussões. Neste artigo exploraremos a fundo os aspectos mais relevantes relacionados a Tony Iommi, desde sua origem até suas implicações hoje. Analisaremos o seu impacto na sociedade, a sua evolução ao longo do tempo e possíveis perspectivas futuras. Além disso, examinaremos as diversas opiniões e pontos de vista de especialistas no assunto, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e detalhada que permita aos nossos leitores compreender plenamente a importância e relevância de Tony Iommi hoje.

Tony Iommi
Tony Iommi
Iommi no palco com o Heaven & Hell em 2009
Informação geral
Nome completo Anthony Frank Iommi
Nascimento 19 de fevereiro de 1948 (76 anos)
Local de nascimento Birmingham, Midlands Ocidentais, Inglaterra
Reino Unido
Gênero(s) Heavy metal, doom metal, hard rock, blues-rock
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Guitarra
Instrumento(s) notável(eis) Tony Iommi Signature SG
Modelos de instrumentos Gibson SG, Fender Stratocaster
Período em atividade 1964–presente
Outras ocupações Compositor, produtor musical
Gravadora(s) Warner Bros., I.R.S., Rhino
Afiliação(ões) Black Sabbath, Heaven & Hell, Jethro Tull, Mythology, Velvett Fogg, Gibson Band
Página oficial iommi.com

Anthony Frank "Tony" Iommi (Birmingham, 19 de fevereiro de 1948) é um músico britânico. Ele é conhecido mundialmente por ser guitarrista e membro fundador da banda britânica de metal Black Sabbath e do projeto Heaven & Hell com o vocalista Dio. Foi considerado o 25º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. É amplamente considerado o principal contribuidor na criação do Heavy Metal. A Rolling Stone descreveu Iommi como o "Rei do Riffs", com as faixas de Iron Man, Paranoid e War Pigs.

Biografia

Tony Iommi é conhecido principalmente por seus riffs vigorosos e pesados e por basear a maioria dos seus solos em Pentatônica menor. Começou a se interessar por música na adolescência, quando tomou algumas aulas de piano, mas logo perdeu o interesse pelo instrumento e decidiu aprender guitarra. Segundo ele, o grupo que mais o inspirou foi a banda de Hank Marvin The Shadows.

Por causa de um acidente de trabalho a trajetória musical de Iommi ameaçou a terminar logo na juventude. O fato ocorreu na fábrica onde trabalhara quando ele foi chamado para operar uma prensa mecânica no lugar de um colega que havia faltado. Num momento de distração acabou colocando a mão direita na máquina que puxou de volta num reflexo de retração, decepando a falange distal dos dedos do meio e anelar. Sendo canhoto, a mão acidentada era a que ele usava para articular as notas no braço da guitarra e devido a gravidade do acidente, fora desencorajado a voltar a tocar o instrumento, pelos vários médicos que tinha consultado.

A motivação para continuar tocando foi reencontrada ao receber de presente do dono da empresa onde sofreu o acidente um disco do guitarrista belga de Jazz Django Reinhardt, que tocava apenas usando os dedos indicador e médio. Empolgado com o fato, Tony Iommi começou a usar encaixes improvisados de plástico derretido nas pontas dos dedos para poder tocar, que foram depois substituídos por próteses.

Desde a formação do Black Sabbath em 1968 até hoje, Tony Iommi é ativo como músico, e entre outros projetos, foi o único membro que nunca deixou a banda. Além dos trabalhos no Black Sabbath, ele possui também 3 trabalhos solo em parceria com Glenn Hughes e músicos convidados. Em 1968, teve uma breve passagem pela banda Jethro Tull, substituindo o recém-saído guitarrista Mick Abrahams na lendária apresentação do Rolling Stones Rock and Roll Circus. Desde início do Black Sabbath até os dias atuais, Tony utiliza a guitarra Gibson SG.

Discografia

Tony Iommi com o Black Sabbath em 1973, no Kooyong Stadium, Melbourne, Austrália.

Black Sabbath

Álbuns de Estúdio
Álbuns ao Vivo

Heaven & Hell

Who Cares

Solo

  • 2000 - Iommi
  • 2003 - DEP Sessions (Lançamento remasterizado e oficializado do CD pirata 'Eight Star' de 1996)
  • 2005 - Fused

Equipamentos

Gibson SG de Tony Iommi.

Guitarras

  • Epiphone P94 Iommi model
  • Epiphone Riviera 12 string
  • EPIPHONE TONY IOMMI G-400 (assina como endorser, não a utiliza em palco)
  • Fender Stratocasters
  • Artist Model Gibson
  • Black Gibson Custom Shop S.G.
  • Black Gibson S.G. Standard
  • Red Gibson Custom Shop S.G.
  • Red Gibson SG (Monkey)
  • The Story of the Gibson Tony Iommi Signature Pick-up by Mike Clement
  • Jaydee Custom S.G. (a.k.a. No. 1, The Old Boy)
  • Gibson P90 S.G Red

Efeitos

  • Tychobrahe Wah Pedal
  • Dallas Rangrmaster Treble Booster

Imagens

Amplificadores

  • The Tony Iommi/Laney collaboration By Mike Clement
  • Celestion

Encordoamentos

  • La Bella TI832 Tony Iommi Signature 8-32

Referências

  1. «Black Sabbath Online: Tony Iommi Biography». Web. Consultado em 8 de março de 2011 
  2. a b «The 100 Greatest Guitarists of All Time: Tony Iommi» (em inglês). Rolling Stone. Consultado em 12 de janeiro de 2012. Cópia arquivada em 15 de janeiro de 2012